Elisa de Souza Martinez http://lattes.cnpq.br/3386594078244605

Última atualização do Lattes: 31.12.2022

Nomes de citação: MARTINEZ, E. S. / De Souza Martinez, Elisa / Souza, Elisa de
  • Processos ou Técnicas (3)+
    • Ano
      2005
      Título
      Membro da Comissão de Seleção de Propostas para o Edital Arte Contemporânea 2005
    • Ano
      2005
      Título
      Membro da Comissão de Seleção de Propostas para exposição na Galeria UnB
    • Ano
      2004
      Título
      Membro da Comissão de Seleção de Propostas para Exposição conforme o Edital Cal 2004
  • Trabalho Técnico (20)+
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Órgãos de Ver
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Xilogravuras de Pulika
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Urbanidade Plural
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Situações Domésticas
    • Ano
      2004
      Título
      Curadoria da exposição Sinta-me em sua casa
    • Ano
      2004
      Título
      Curadoria da Exposição Câmara Lúdica
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Barão do Rio Branco: sua obra e seu tempo, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      2001
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Nicolas Vlavianos, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      2000
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição o Século XIX na Fotografia Brasileira - Coleção Pedro Corrêa do Lago, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1999
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Sergio Camargo, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1998
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Brasileiro que nem eu que nem quem?, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1997
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Herança Barroca, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1997
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Gravuras de Goya, no Panteão da Pátria
    • Ano
      1996
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Expressões do Corpo na Escultura de Rodin, Leopoldo e Silva, de Fiori, Brecheret e Bruno Giorgi, no Palácio do Planalto
    • Ano
      1996
      Título
      Projeto de arte-educação para as exposições Quatro Mestres Escultores Brasileiros, Esculturas de Victor Brecheret e Arte e Espaço Urbano, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1996
      Título
      Coordenação de Projeto Educativo para o IV Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual
    • Ano
      1995
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Arte Moderna Brasileira uma seleção da Coleção Roberto Marinho, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1995
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Modernistas, Modernismo
    • Ano
      1991
      Título
      De ôlho na história
    • Ano
      1985
      Título
      Visitas guiadas para a exposição Pintura Brasileira Atuante
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Lauer Nunes dos Santos Maria Amélia Bulhões Vicente Martinez Raquel Rennó Nunes Isaac Antonio Camargo Karina e Silva Dias Carina da costa e Silva Viana Angela Detanico Isabela Capinzaiki Silveira Martins Sandra Makovieky Maria Eurydice de Barros Ribeiro Fabiane Villela Marroni Nazareno Rodrigues Alves Antonio Vanderlei Nelson Maravalhas Vicente Martinez Barrios Vera Beatriz Siqueira Geraldo Martins Teixeira Júnior Nádia Maria da Silva Neves Gadelha Flora Egécia Oliveira Morais Afonso Medeiros Roberto Conduru Sandra Rey Luisa Paraguai Geraldo Orthof Maria Beatriz de Medeiros Lucia Pimentel Ana Claudia de Oliveira Nelson Maravalhas Junior Nara Cristina dos Santos Nadja de Carvalho Lamas Milton Sogabe Miguel Simão Sandra Regina Ramalho Sheila Geraldo Conceição Evaristo Cintia Falkenbach Rosa Maria Elizia Borges Luiz Edegar de Oliveira Costa Marcelo Martins Lauer Santos Tânia Fraga Bia Medeiros Elyeser Szturm Jonathan Feig Elder Rocha Lima Filho Marilia Panitz Silveira Suzete Venturelli João Cláudio Todorov Maria Beatriz de Mello e Souza Nelson Olokofá Inocêncio Kátia Gonçalves Noel dos Santos Carvalho Tânia Mara Campos de Almeida Rosana Paulino Edgar Bolívar Rojas Miguel da Costa Accioly Gustavo Manoel da Silva Gomes Blanca Luz Brites João Gabriel Lima Cruz Teixeira Rita de Almeida Castro Ricardo Basbaum Sonia Gomes Pereira Nivalda Assunção Regina Silveira Barbara Pinto Duarte Georgia Maria de Castro Santos Cintia Maria Falkenbach Ronaldo Henn Irene Machado Lucia Santaella Alexandre Rocha da Silva et alii. Paolo Fabbri Jean-Marie Klinkenberg Tiziana Migliore Nelson Inocêncio Mario Roberto Bonomo Ludimília Justino de Melo Vaz DRIELLE SANTOS BEZERRA, JEANNE Maryella Gonçalves Sobrinho Carina Viana Ione Bentz Helena Maria Afonso Jacob Aline Stefãnia Zim Jacqueline Medeiros Susan Cahan Vicente Carlos Martinez Barrios Veronica Biano Rodrigo de Almeida Cruz Marcos Antony Costa Pinheiro Jacqueline Ribeiro de Souza Mendes Ana Claudia Maynardes Reinaldo Guedes Machado Matheus Silveira Furtado Adenil Alfeu Domingues Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa Nisia Martins do Rosario Isabelle Pombo Daniela Garrossini Tarcísio Tatit Sapienza Neide Pelaez de Campos Naira Tossanolla Soares Milene Chiovatto Maria Cristina V Biazus Mari Lucie da Silva Loreto Luiz Guilherme Vergara Iveta M B Ávila Fernandes Luciane Garcez Luana Wedekin Lisbeth Rebollo Gonçalves Fátima Aparecida dos Santos Saloni Mathur Alice Fátima Martins Cleomar Rocha Ana Marisa Filipouski Ursula Rosa da Silva Cláudio Cohen Ana Luísa Santos Richard Assis Maria Eurydice Barros Ribeiro Luciana Soares de Oliveira Conrado Silva Helena R S Barcellos Antonio Vanderlei Amorim Flávia Galli Tatsch Fabiola C Búrigo Costa Erinaldo Alves do Nascimento Dora Maria Dutra Bay Denise Grinspum Christina Rizzi Anamélia Bueno Buoro Maria Virginia Gordilho Martins (Viga Gordilho Maria Virginia Gordilho Martins Talitha Monfort Duda Affonso Claudia Dowek Coletivo Bunker Malu Engel Irene Tourinho Samira Rabello Helô Sanvoy Beatriz Rauscher Nicoleta Kerinka Paula Scamparini Lucimar Bello Ena Lautert Pamela Reis rodrigo cruz André Vechi Rodrigo D'Alcântara Bueno Bruno Matos Eduardo Moraes
ensino de artes plásticas arte contemporânea curadoria Arte brasileira semiótica visual Pintura instalação História da Arte Fotografia ensino de artes Museologia material didático Intertextualidade artes visuais monitoria de exposições de arte Arte moderna desenho sobre papel Artesanato interdisciplinaridade Desenho História da Arte no Brasil semiótica discursiva Vestibular historia das exposições xilogravura Seleção de candidatos escultura semiótica dos espaços de exposição bienal de são paulo MODERNISMO BRASILEIRO Athos Bulcão Brasília Design Grafico Crítica de arte expografia arte e design semiótica curadoria em museus semiótica da comunicação apreciação estética arte comtemporãnea pós-graduação em arte historia da arte moderna paradigmas expográficos curadoria de arte contemporânea Arte em Brasília Exposições narrativas expográficas discurso curatorial semiótica do espaço museografia arte latino-americana modernismo no Brasil expografias hibridas hibridização espaços museológicos Gravura litogravura texto sincrético linguagens artisticas exposição temática coleção de arte transtextualidade Multiculturalidade escultura brasileira análise do discurso ensino superior de artes artes cênicas Ensino de Desenho Intervenção Urbana Heterogeneidade Ensino especial feminismo decolonial performance exotismo curadoria e história da arte no Brasil papel artesanal conceitos em trânsito Azulejaria Teoria e História da Arte sociossemiótica arte no espaço urbano educação para o patrimônio sintese das artes arte contemporânea brasileira anacronismo colagem pesquisa em história da arte John Coplans memória Mestrado em Arte obra de arte em contexto Rosana Paulino espaços de exposição Modernismo em Brasília exposição arte nas Américas Arthur Bispo do Rosario arte na cidade laboratório de ensino assemblages Marcela Cantuária Arte indígena narrativas visuais Educação pré-escolar exposições multimidia Arquitetura moderna brasileira ensino de artes em Brasília livro ilustrado Paisagem gravura brasileira Materialidade Objeto design de exposição representação Alfredo Ceschiatti figura humana meios e mensagens percurso figurativo arte índia Auto-retrato Grafite discursos da modernidade Autoria história das exposições no Brasil arte global environmental art Matéria seleção de propostas para exposição Design de produto Arte Conceitual desenho figurativo arte brasileira no século XX hitória em quadrinhos persuasão Congresso AICA 1959 Arte popular guia bibliográfico Psicomotricidade Magiciens de la Terre história dos espaços de exposição Multiculturalismo Folclore brasileiro Congresso Extraordinário Internacional da AICA processos de significação Integração arte e arquitetura imagem etnográfica regimes de visibilidade sistema de exposição de arte Feminismo antropologia da imagem UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Análise Cultural Mark Lewis texto curatorial semiótica sincrética narrativas excêntricas Design Emocional museus palavra-imagem Arte e política algirdas julien greimas pintura de paisagem Livro infantil Land Art história da arte nas Américas Poesia Visual Arte digital intersemiose pintura efêmera Mieke Bal ensino de história da arte percurso de manipulação Mulheres artistas Glauco Mattoso Minimalismo apropriações ANPAP acervo bibliográfico Abstracionismo bordado avaliação de ensino-aprendizagem comunicação e semiótica literatura - estética educação artística na America Latina Identidade cultural Discursos utópicos conceito de arte La Triennale 2012 ready-made aided espaço na pintura arte e feminismo The Decade Show polifonia processo de hibridização textos híbridos ciberespaço Artes Plásticas internet Politicas públicas para Educação exposições em Nova York Arquitetura de Brasília sincretismo escritos de artista arquitetura moderna Iconologia Espaço urbano grafica moderna Anatomia Humana imaginário tridimensionalidade Brasil Império surrealismo processos artisticos percepção Ateliê história da arte em Brasilia arte, ciência e tecnologia Vestuário Programação Visual Objeto de arte Oscar Niemeyer ensaios franceses fotocópia sobre papel História da Arte Contemporânea arte afro-brasileira Concurso ANPOCS de Teses e Dissertações discursos artísticos graduação em artes plásticas utopias artísticas História corpo grotesco Patrimônio Histórico Concretismo graffiti história e narrativas da arte ressignificações alfabetização livros de arte Política cultural historiografia da arte contemporânea Centenário da Semana de 22 livre expressão arte eletronica exposição de fotografia arte brasileira nas décadas de 1970 e 1980 Ondina Americas exposições internacionais obra em contexto Metodologia discursos curatoriais Livro de artista etnosemiótica tradições artísticas latino-americanas imaginário medieval confluências mobiliario brasileiro Centro-Oeste e modernidade História Cultural dimensão emocional sobrevivências mulher e moda na idade média arte e tecnologia Impressos sentido Poética arte na década de 1980 gravura de reprodução tempo e memória ICA-FAU arte sul-matogrossense Terra processo de significação interpretação iconográfica quadrado semiótico Museo del Caribe Gabriel García Márquez imagens bíblicas patrimônio de concreto e aço The Latin American Spirit Século XIX verosimilhança ethos Lina Bo Bardi global arts exposition exoticism Casa da Cultura da América Latina discurso monofônico surrealismo antropofágico regimes de interação Alquimia arte internacional arte brasileira no século XIX imprensa alternativa Sistema de ensino obra e contexto gabinete de arte dimensão escópica heterogeneidade plástica Kadiweu Miriam Medrez Alegoria Bené Fontelles Aline Figueiredo murais Darcy Ribeiro monumentos brasileiros Moda bestiário mobiliário brasileiro doméstico Fluxo história das imagens percepção espacial montagem Ernesto Neto Iberê Camargo técnicas experimentais Apropriação Programa de Avaliação Seriada Portinari Henri Matisse Bricolagem conceito de patrimônio miscigenação Museu de Arte de São Paulo (MASP) hiistória das exposições de arte archives arte nativa contexto situacional sincretismo de linguagens relações escópicas semiose espaços cartográficos identidade modelo actancial percurso de sentido campo da arte olhar barroco Guido Boggiani campos relacionais ação pictórica interações sociais sinestesia Idade Média Marcelo Grassmann entropia o conceito de pós-moderno teatro caleidoscópico arte religiosa no Brasil Hans Haacke arte efêmera Gilvan Samico Bené Fonteles Neoconcretismo Leitura Barnett Newman naturalia Coleção do Banco Central Ruína percurso gerativo de sentido licenciatura em educação artística objetos etnográficos estado de flow contenção pintura figurativa narrativas nacionais Semana de 22 Hermetismo processo ficção Filosofia da Arte cerâmica arte no século XXI poéticas digitais paradigmas da modernidade políticas sociais e culturais Associação Brasileira de Críticos de Arte Prêmio CAPES de Teses pinturas hipnagógicas assamblage Splendor Solis semiótica greimasiana Mosaico Conservação fanzines efemeridade Códice de São Jorge zines Avaliação Institucional Rembrandt Mona Hatoum identidade etno-religiosa Utopias imagem de índio texto-contexto Arte Pública Ideograma discursos feministas censura arte-educação lITERATURA DE CORDEL fabricação de materiais artísticos história da fotografia no Brasil história do papel técnicas de tecelagem azulejaria luso-brasileira Cinema digital imagem caleidoscópica imaginação curatorial Imagem fotográfica cânones artísticos painel sobre madeira painel sobre lona pintura sobre tela pintura sobre papel Marilá Dardot lliteratura tema na arte publicações de vanguarda cinema videoarte grafiti Inteligências múltiplas filme de animação percurso narrativo scopic regimes patrimônio cultural do Centro-Oeste bestiário medieval zine self mãe Pesquisa em Arte aparelhos História da moda processos pictóricos cartografia medieval arte historiografia da arte Gestão Cultural Documenta 11 pintura colombiana João Sebastião Formação Artística pesquisa em curadoria arte oriental situação museológica Utopia movimentos de vanguarda no seculo XX modernismo nas Américas candidaturas de novos associados Mestrado em Estudos Comparados sobre as Américas ready-made Renascimento proposta epistemológica Paisagens arte incomum abstracionismo no Brasil desenho de animação semiótica plástica sensação Site specific periódicos de vanguarda arte urbana utopias modernistas monitoria de exposição multimídia Marília Rodrigues processo comunicacional documento visual pintura histórica imaginário nacional edições alternativas Eisenstein game art paisagem brasileira fotomontagem espaço doméstico legislação de ensino Joaquin Torres-Garcia Autorretrato teorias da arte Avaliação do ensino superior Grupos de pesquisa livro iluminura arte en contexto Enwezor literatura-estética antecedentes da Semana de 22 textos curatoriais Baú Iconográfico academia de arte artes nas Americas Jornada Abca exposições de artes visuais patrimônio de barro e madeira temática social performatividade Coleções Etnográficas curatorship La Triennale CULTURA BRASILEIRA metodologias de ensino História Medieval Concretismo no Brasil Peter Greenaway imagem teatral crítica institucional Design sociedade Walmor Correia escrita de artista contexto Integração das artes narrativa redes telemáticas indumentária medieval São Jorge e o dragão espaço sagrado Pathosformeln transdisciplinaridade
CTIT UFMG