Elisa de Souza Martinez http://lattes.cnpq.br/3386594078244605

Última atualização do Lattes: 16.09.2021

Nomes de citação: MARTINEZ, E. S. / De Souza Martinez, Elisa / Souza, Elisa de
  • Processos ou Técnicas (3)+
    • Ano
      2005
      Título
      Membro da Comissão de Seleção de Propostas para o Edital Arte Contemporânea 2005
    • Ano
      2005
      Título
      Membro da Comissão de Seleção de Propostas para exposição na Galeria UnB
    • Ano
      2004
      Título
      Membro da Comissão de Seleção de Propostas para Exposição conforme o Edital Cal 2004
  • Trabalho Técnico (20)+
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Órgãos de Ver
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Xilogravuras de Pulika
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Urbanidade Plural
    • Ano
      2005
      Título
      Curadoria da exposição Situações Domésticas
    • Ano
      2004
      Título
      Curadoria da exposição Sinta-me em sua casa
    • Ano
      2004
      Título
      Curadoria da Exposição Câmara Lúdica
    • Ano
      2002
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Barão do Rio Branco: sua obra e seu tempo, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      2001
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Nicolas Vlavianos, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      2000
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição o Século XIX na Fotografia Brasileira - Coleção Pedro Corrêa do Lago, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1999
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Sergio Camargo, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1998
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Brasileiro que nem eu que nem quem?, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1997
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Herança Barroca, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1997
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Gravuras de Goya, no Panteão da Pátria
    • Ano
      1996
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Expressões do Corpo na Escultura de Rodin, Leopoldo e Silva, de Fiori, Brecheret e Bruno Giorgi, no Palácio do Planalto
    • Ano
      1996
      Título
      Projeto de arte-educação para as exposições Quatro Mestres Escultores Brasileiros, Esculturas de Victor Brecheret e Arte e Espaço Urbano, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1996
      Título
      Coordenação de Projeto Educativo para o IV Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual
    • Ano
      1995
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Arte Moderna Brasileira uma seleção da Coleção Roberto Marinho, no Palácio Itamaraty
    • Ano
      1995
      Título
      Projeto de arte-educação para a exposição Modernistas, Modernismo
    • Ano
      1991
      Título
      De ôlho na história
    • Ano
      1985
      Título
      Visitas guiadas para a exposição Pintura Brasileira Atuante
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Lauer Nunes dos Santos Maria Amélia Bulhões Vicente Martinez Raquel Rennó Nunes Isaac Antonio Camargo Angela Detanico Karina e Silva Dias Carina da costa e Silva Viana Sandra Makovieky Fabiane Villela Marroni Maria Eurydice de Barros Ribeiro Nazareno Rodrigues Alves Antonio Vanderlei Nelson Maravalhas Vera Beatriz Siqueira Vicente Martinez Barrios Roberto Conduru Sandra Rey Flora Egécia Oliveira Morais Ana Claudia de Oliveira Nádia Maria da Silva Neves Gadelha Geraldo Martins Teixeira Júnior Nelson Maravalhas Junior Sandra Regina Ramalho Milton Sogabe Luisa Paraguai Maria Beatriz de Medeiros Sheila Geraldo Nara Cristina dos Santos Lucia Pimentel Geraldo Orthof Nadja de Carvalho Lamas Afonso Medeiros Miguel Simão Noel dos Santos Carvalho Maria Elizia Borges Luiz Edegar de Oliveira Costa Marcelo Martins Lauer Santos Tânia Fraga Bia Medeiros Elyeser Szturm Jonathan Feig Elder Rocha Lima Filho Marilia Panitz Silveira Suzete Venturelli João Cláudio Todorov Maria Beatriz de Mello e Souza Cintia Falkenbach Rosa Nelson Olokofá Inocêncio Kátia Gonçalves Tânia Mara Campos de Almeida Rosana Paulino Edgar Bolívar Rojas Miguel da Costa Accioly Gustavo Manoel da Silva Gomes Blanca Luz Brites João Gabriel Lima Cruz Teixeira Rita de Almeida Castro Ricardo Basbaum Sonia Gomes Pereira Nivalda Assunção Regina Silveira Barbara Pinto Duarte Georgia Maria de Castro Santos Cintia Maria Falkenbach Ronaldo Henn Irene Machado Lucia Santaella Alexandre Rocha da Silva et alii. Paolo Fabbri Jean-Marie Klinkenberg Tiziana Migliore Nelson Inocêncio Mario Roberto Bonomo Ludimília Justino de Melo Vaz Maryella Gonçalves Sobrinho Carina Viana Ione Bentz Helena Maria Afonso Jacob Nisia Martins do Rosario Aline Stefãnia Zim Jacqueline Medeiros Susan Cahan Vicente Carlos Martinez Barrios Veronica Biano Rodrigo de Almeida Cruz Marcos Antony Costa Pinheiro Jacqueline Ribeiro de Souza Mendes Ana Claudia Maynardes Reinaldo Guedes Machado Matheus Silveira Furtado Adenil Alfeu Domingues Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa Isabelle Pombo Maria Eurydice Barros Ribeiro Milene Chiovatto Maria Cristina V Biazus Mari Lucie da Silva Loreto Iveta M B Ávila Fernandes Luciane Garcez Luana Wedekin Lisbeth Rebollo Gonçalves Fátima Aparecida dos Santos Saloni Mathur Alice Fátima Martins Cleomar Rocha Maria Virginia Gordilho Martins (Viga Gordilho Maria Virginia Gordilho Martins Naira Tossanolla Soares Neide Pelaez de Campos Tarcísio Tatit Sapienza Luciana Soares de Oliveira Conrado Silva Helena R S Barcellos Antonio Vanderlei Amorim Flávia Galli Tatsch Fabiola C Búrigo Costa Erinaldo Alves do Nascimento Dora Maria Dutra Bay Denise Grinspum Christina Rizzi Anamélia Bueno Buoro Ursula Rosa da Silva Ana Marisa Filipouski Luiz Guilherme Vergara Conceição Evaristo Irene Tourinho Duda Affonso Claudia Dowek Coletivo Bunker Malu Engel Lucimar Bello Beatriz Rauscher Nicoleta Kerinka Paula Scamparini Samira Rabello Ena Lautert Pamela Reis Talitha Monfort Bruno Matos Eduardo Moraes André Vechi Rodrigo D'Alcântara Bueno rodrigo cruz Helô Sanvoy
ensino de artes plásticas arte contemporânea curadoria Arte brasileira semiótica visual Pintura História da Arte instalação Fotografia ensino de artes Museologia material didático Intertextualidade artes visuais monitoria de exposições de arte desenho sobre papel Arte Moderna interdisciplinaridade Artesanato desenho História da Arte no Brasil Vestibular semiótica discursiva xilogravura historia das exposições escultura semiótica dos espaços de exposição bienal de são paulo Seleção de candidatos MODERNISMO BRASILEIRO Design Grafico Brasília Crítica de arte Athos Bulcão semiótica da comunicação arte e design apreciação estética pós-graduação em arte arte comtemporãnea paradigmas expográficos semiótica historia da arte moderna Expografia curadoria em museus curadoria de arte contemporânea semiótica do espaço Exposições Arte em Brasília narrativas expográficas discurso curatorial modernismo no Brasil coleção de arte Espaços museológicos transtextualidade texto sincrético expografias hibridas hibridização ensino superior de artes gravura exposição temática museografia artes cênicas Multiculturalidade escultura brasileira litogravura análise do discurso linguagens artisticas curadoria e história da arte no Brasil Exotismo Teoria e História da Arte papel artesanal arte no espaço urbano conceitos em trânsito Heterogeneidade Intervenção Urbana ensino especial performance Ensino de Desenho Azulejaria sociossemiótica arte na cidade educação para o patrimônio pesquisa em história da arte arte latino-americana colagem espaços de exposição Arquitetura Moderna Brasileira narrativas visuais Arte indígena memória ensino de artes em Brasília Livro ilustrado exposições multimidia Mestrado em Arte Arthur Bispo do Rosario John Coplans obra de arte em contexto sintese das artes Educação pré-escolar laboratório de ensino anacronismo Universidade de Brasília Feminismo antropologia da imagem Autoria persuasão Exposição Alfredo Ceschiatti Materialidade seleção de propostas para exposição gravura brasileira guia bibliográfico assemblages Design de produto Psicomotricidade Objeto environmental art percurso figurativo design de exposição texto curatorial narrativas excêntricas Auto-retrato Arte Conceitual discursos da modernidade arte brasileira no século XX Design Emocional Multiculturalismo história das exposições no Brasil Integração arte e arquitetura processos de significação imagem etnográfica semiótica sincrética meios e mensagens Congresso Extraordinário Internacional da AICA Congresso AICA 1959 sistema de exposição de arte museus história dos espaços de exposição regimes de visibilidade Paisagem Matéria figura humana arte índia Representação Análise Cultural Folclore brasileiro grafite hitória em quadrinhos Mark Lewis Abstracionismo Identidade cultural Glauco Mattoso arte popular Discursos utópicos Minimalismo apropriações Mulheres artistas educação artística na America Latina espaço na pintura processo de hibridização Americas polifonia livre expressão The Decade Show arte e feminismo Livro infantil história da arte em Brasilia ready-made aided La Triennale 2012 conceito de arte textos híbridos comunicação e semiótica exposições em Nova York ANPAP tridimensionalidade imaginário acervo bibliográfico Politicas públicas para Educação Arquitetura de Brasília Brasil Império grafica moderna Espaço urbano Iconologia sincretismo escritos de artista processos artisticos Surrealismo arte global arte digital Artes Plásticas ciberespaço palavra-imagem literatura - estética Anatomia Humana ateliê internet intersemiose percepção ensino de história da arte Mieke Bal Modernismo em Brasília arquitetura moderna utopias artísticas Objeto de arte livros de arte arte eletronica Patrimônio Histórico Magiciens de la Terre Oscar Niemeyer Política cultural Concretismo arte brasileira nas décadas de 1970 e 1980 arte afro-brasileira alfabetização Ondina graffiti obra em contexto corpo grotesco Vestuário Livro de artista fotocópia sobre papel metodologia historiografia da arte contemporânea desenho figurativo graduação em artes plásticas História da Arte Contemporânea exposição de fotografia arte, ciência e tecnologia pintura de paisagem Land Art História pintura efêmera ressignificações ensaios franceses Programação Visual história e narrativas da arte discursos artísticos Arte e política Poesia Visual percurso de manipulação exposições internacionais algirdas julien greimas tradições artísticas latino-americanas avaliação de ensino-aprendizagem sobrevivências Miriam Medrez mulher e moda na idade média exposition Poética imaginário medieval processo de significação discurso monofônico Impressos ethos tempo e memória verosimilhança sentido ICA-FAU imagens bíblicas arte sul-matogrossense modelo actancial arte na década de 1980 dimensão emocional Museo del Caribe Gabriel García Márquez miscigenação dimensão escópica Darcy Ribeiro Lina Bo Bardi global arts exoticism Casa da Cultura da América Latina Utopia narrativas nacionais Bené Fontelles Século XIX regimes de interação Bricolagem bestiário história cultural Alegoria arte internacional arte efêmera Barnett Newman olhar barroco arte brasileira no século XIX Sistema de ensino campo da arte heterogeneidade plástica Fluxo processo comunicacional contexto situacional percepção espacial montagem Coleção do Banco Central ruína Ernesto Neto Contenção interações sociais Idade Média técnicas experimentais arte religiosa no Brasil Programa de Avaliação Seriada ficção murais Portinari Apropriação Iberê Camargo monumentos brasileiros Museu de Arte de São Paulo (MASP) identidade hiistória das exposições de arte percurso de sentido archives Henri Matisse arte nativa sincretismo de linguagens Moda mobiliário brasileiro doméstico relações escópicas semiose espaços cartográficos história das imagens interpretação iconográfica Guido Boggiani campos relacionais ação pictórica sinestesia Marcelo Grassmann entropia história da arte nas Américas imprensa alternativa teatro caleidoscópico Hans Haacke obra e contexto Gilvan Samico gabinete de arte Bené Fonteles Kadiweu Neoconcretismo Leitura Alquimia naturalia arte e tecnologia Terra gravura de reprodução percurso gerativo de sentido licenciatura em educação artística o conceito de pós-moderno confluências objetos etnográficos estado de flow pintura figurativa Hermetismo processo quadrado semiótico mobiliario brasileiro Utopias cerâmica arte no século XXI poéticas digitais paradigmas da modernidade políticas sociais e culturais Prêmio CAPES de Teses feminismo decolonial pinturas hipnagógicas assamblage Splendor Solis semiótica greimasiana Mosaico Conservação fanzines efemeridade zines avaliação institucional Rembrandt imagem de índio texto-contexto arte pública Ideograma discursos feministas censura arte-educação Literatura de Cordel fabricação de materiais artísticos história da fotografia no Brasil história do papel técnicas de tecelagem azulejaria luso-brasileira discursos curatoriais etnosemiótica Códice de São Jorge cinema digital imagem caleidoscópica Imagem fotográfica cânones artísticos painel sobre madeira painel sobre lona pintura sobre tela pintura sobre papel Marilá Dardot lliteratura tema na arte publicações de vanguarda cinema videoarte grafiti Inteligências múltiplas filme de animação imaginação curatorial percurso narrativo scopic regimes bestiário medieval zine self mãe Pesquisa em Arte aparelhos História da moda processos pictóricos cartografia medieval arte historiografia da arte Gestão Cultural Documenta 11 pintura colombiana formação artística pesquisa em curadoria arte oriental documento visual modernismo nas Américas Concurso ANPOCS de Teses e Dissertações ready-made Renascimento proposta epistemológica Paisagens arte incomum abstracionismo no Brasil desenho de animação semiótica plástica sensação Site specific periódicos de vanguarda arte urbana Livro movimentos de vanguarda no seculo XX utopias modernistas monitoria de exposição multimídia pintura histórica imaginário nacional edições alternativas Eisenstein game art paisagem brasileira fotomontagem espaço doméstico legislação de ensino Joaquin Torres-Garcia Autorretrato teorias da arte Avaliação do ensino superior Grupos de pesquisa Marília Rodrigues iluminura Concretismo no Brasil Peter Greenaway Enwezor literatura-estética antecedentes da Semana de 22 textos curatoriais academia de arte artes nas Americas Jornada Abca performatividade Coleções Etnográficas curatorship La Triennale transdisciplinaridade situação museológica Filosofia da Arte Mona Hatoum arte en contexto Cultura brasileira metodologias de ensino imagem teatral crítica institucional Design sociedade Walmor Correia escrita de artista contexto Integração das artes narrativa redes telemáticas indumentária medieval São Jorge e o dragão espaço sagrado Pathosformeln História Medieval identidade etno-religiosa
CTIT UFMG