Jacob Arie Laros http://lattes.cnpq.br/3841027733904405

Última atualização do Lattes: 12.04.2023

Nomes de citação: LAROS, J. A. / LAROS, JACOB A. / Laros, Jaap A. / LAROS, JABOC ARIE
  • Produto Tecnológico (3)+
    • Ano
      2015
      Título
      SON-R 6-40: Chinese Version
    • Ano
      2014
      Título
      Teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a]
    • Ano
      2011
      Título
      SON-R 6-40. Snijders-Oomen Non-verbal intelligence test
  • Software (1)+
    • Ano
      2003
      Título
      Análise Gráfica dos Itens (AGI): Versão 1.1
  • Trabalho Técnico (29)+
    • Ano
      2019
      Título
      SON-R 2-8. Non-verbal intelligence test. Volume I. Research report. Göttingen, Germany: Hogrefe.
    • Ano
      2019
      Título
      SON-R 2-8. Non-verbal intelligence test. Volume II: Administration guidelines. Göttingen, Germany: Hogrefe.
    • Ano
      2019
      Título
      SON-R 2-8. Non-verbal intelligence test. Volume III. Dutch norms 2017. Göttingen, Germany: Hogrefe.
    • Ano
      2019
      Título
      SON-R 6-40: Icke-verbalt Begåvningstest. Administreringsmanual.
    • Ano
      2019
      Título
      SON-R 6-40: Nonverbal intelligenstest. Administrationsvejledning.
    • Ano
      2018
      Título
      SON-R 2-8 Non-verbaler Intelligenztest, Volumen I. Technisches Manual.
    • Ano
      2018
      Título
      SON-R 2-8 Non-verbaler Intelligenztest, Volumen II. Instruktionen
    • Ano
      2018
      Título
      SON-R 2-8 Non-verbaler Intelligenztest, Volumen III. Deutsch-Niederländische Normen.
    • Ano
      2017
      Título
      SON-R 2-8: Volume I - Verantwoording (SON-R 2-8: Volume 1 Research Report)
    • Ano
      2017
      Título
      SON-R 2-8: Volume II - Instructies (SON-R 2-8: Volume II - Administration Guidelines)
    • Ano
      2017
      Título
      SON-R 2-8: Volume III - Nederlandse normen 2017 (SON-R 2-8: Volume III - Dutch norm tables)
    • Ano
      2014
      Título
      SON-R 6-40. Snijders-Oomen Non-verbal intelligence test. Volume I: Research report.
    • Ano
      2014
      Título
      SON-R 6-40. Snijders-Oomen Non-verbal intelligence test. Volume II: Administration guidelines.
    • Ano
      2014
      Título
      SON-R 6-40. Snijders-Oomen Non-verbal intelligence test. Volume III: Norm tables
    • Ano
      2013
      Título
      SON-R 2½-7 Snijders-Oomen Niet-verbale Intelligentietest. III Nederlands-Duitse Normen 2010.
    • Ano
      2012
      Título
      SON-R 6-40: Non-verbaler intelligenztest ? I. Technisches Manual mit deutscher normierung und validierungsstudien
    • Ano
      2012
      Título
      SON-R 6-40: Non-verbaler intelligenztest ? II. Instruktionen
    • Ano
      2012
      Título
      SON-R 6-40: Non-verbaler intelligenztest ? III. Deutsch-Niederländische normen 2010
    • Ano
      2011
      Título
      SON-R 6-40: Nonverbal Intelligence Test. Research report, Instructions & Norms
    • Ano
      2009
      Título
      Teste Non Verbal d'Intelligence. Adaption Française - Manuel
    • Ano
      2008
      Título
      Avaliação Externa do programa AABB - Comunidade
    • Ano
      2005
      Título
      Avaliação externa do programa Banco na Escola (BNE)
    • Ano
      2004
      Título
      Avaliação do Programa AABB Comunidade
    • Ano
      2001
      Título
      Diferenças entre Estados em Escores Gerais e Sub-escores nos Temas e Competências das Provas do SAEB 1999 em Matemática e Português para a 4a. Série do Ensino Fundamental
    • Ano
      2001
      Título
      Differences between States in general scores and subscores in themes and cognitive competencies of the SAEB 1999 Mathematics and Protuguese Tests for the fourth grade of Elementary School
    • Ano
      2001
      Título
      Elaboração de Proposta para licitação do PROVÃO através do CESPE - UnB
    • Ano
      2001
      Título
      Elaboração de Proposta Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE e Escola Ativa - EA através do CESPE - UnB / FIA / Marmanet Project Organization and Management Ltd.
    • Ano
      2001
      Título
      Cross-cultural research with the Snijders-Oomen Nonverbal Intelligence Tests
    • Ano
      2000
      Título
      Análise da Unidimensionalidade das Provas do SAEB
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Peter J. Tellegen Felipe Valentini Josemberg Moura de Andrade Girlene Ribeiro de Jesus P J Tellegen Camíla Akemi Karino Renata Manuelly Feitosa de Lima Katia Elizabeth Puente-Palacios Maria Fabiana Damasio Passos Esteves Luciana Mourão Luiz Pasquali Margarida Rodrigues Víthor Rosa Franco Frederico Neves Condé Gabriel Olimpio Nascimento de Almeida João Luiz Pereira Marciano Josemberg Moura de Andrade Luís Gustavo do Amaral Vinha Wanderley Silva Tatiana Pontrelli Mecca Marcos Ruben de Oliveira F Petermann Fabiana Queiroga Margarida Maria Mariano Rodrigues Alexandre José de Souza Peres Bartholomeu Tôrres Tróccoli Ronaldo Pilati Rodrigues Maria Fabiana Damásio Passos Marie Wiberg Cistiana Sant´Anna Decat Lucia Tramonte Rafaela Frade Reis Franz Petermann Valdiney Veloso Gouveia Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo Rosana Maria Tristão Amanda Ladislau Leonardo Renata Carneiro de Lima Robson Medeiros de Araújo Theodorus Arnoldus van Batenburg Andrea Amaro Quesada M Winkel B J Wijnberg Williams Anamara Ferreira Ribeiro Ceília Brito Alves Gina Pamela Pancorbo Valdivia Laizza Silva Morais Ronnielison Loiola de Jesus Tavares Wladimir Rodrigues da Fonseca Juan Xu Felipe Valentini Houcan Zhang Cristiano M. A. Gomes Elizeu Coutinho de Macedo Ricardo Primi Milton Mattos de Souza João Paulo Araújo Lessa Eduardo de São Paulo Hugo Pena Brandão Jairo Eduardo Borges-Andrade Elziane Bouzada Dias Campos ; Josemberg Moura de Andrade Josely Gomes Guimarães Ana Beatriz Resende Receputi Daniel Ioshiteru Kinpara Gardenia da Silva Abbad Dragos Iliescu Alessandra Gotuzo Seabra Talita de Araújo Alves Wilton Silva dos Santos Katia Puente Palacios 12. Monalisa Muniz Nascimento Cinthia Santos Gadelha Peter J Tellegen V. Dockal José Salomão Schwartzman João Carlos Alchieri Giovana Zappalá Porcaro Sousa Claudia Cristina Fukuda Caroline Tozzi Reppold Cintia Miziara Jreige Thainá T. do Nascimento Juliana Porto Melissa M. de Moraes Denise Reis Costa Eliana Mendonça Vilar Trindade Daniel Adriano Meneses da Silva GLAS, CEES A. W. TELLEGEN, PETER J. GEERLINGS, HANNEKE E. Farkasova Neander Abreu D. Kopcanova Heider, D. W.K.B. Hofstee Germano Gabriel Lima Esteves Sheila Giardini Murta Raíssa Rauter Luiz Francisco Bastos Peres dos Santos Miriam Teresa Dominguez Guedea Rosario-Leticia Domínguez-Gueda Leonardo Miranda Ribeiro Rosane Lowenthal Costa, D.R. Gardênia Abbad Madeleine Kiat Walberto Silva dos Santos Cristiane Faiad Jan Th. Snijders Walberto S. dos Santos Jorge Artur P. de M. Coelho Manoel Dias Ribeiro Junior Leandro Malloy-Diniz Lisandra Borges Mardônio Rique Dias Isabelle Maria Barroso do Nascimento Sandy Brena Cardozo de Almeida Marjolijn Winkel KIM, LISA E. DECUYPER, MIEKE ABRAHAMS, LOES FRUYT, FILIP DE Leonardo de Barros Mose PANCORBO, GINA Rafael Valdece Sousa Bastos Guilherme Wang Barros Leonardo de Barros Mos
avaliação educacional Teste não verbal de inteligência teoria de resposta ao item (TRI) psicometria Validação e normatização de testes psicológicos Testes SON-R inteligência Teste de inteligência SAEB análise multinível Validaçao de Instrumentos Psicologicos análise fatorial personalidade Avaliação de Programas Sociais e Educacionais Pesquisa em inteligência não-verbal TRI Construção de instrumentos psicológicos análise de regressão multinível Validade convergente inteligência fluida Avaliação de programas sociais análise fatorial confirmatória testes psicológicos Habilidades cognitivas Acompanhamento de sistemas de avaliação Modelagem por Equações Estruturais Validade de testes psicológicos Unidimensionalidade Análise gráfica de itens desempenho escolar Validade de construto Avaliação em Psicologia e Educação Avaliação Psicologica Avaliação de Potencial para Aprendizagem SON-R 6-40 inteligência infantil Validação de instrumentos psicológics Análise da qualidade dos itens Normatização de Testes Psicológicos Construção e Validaçao de Instrumentos Psicologico Adaptação e validação de testes Metodologia e aplicações Avaliação de programas governamentais IMPACTO Teoria de Resposta ao Item Clima organizacional Teste de Personalidade ansiedade análise fatorial exploratória Evidências de validade avaliação de programas Análise Psicométrica de itens Teoria de Cinco Grandes Fatores (CGF) educação treinamento Avaliação de Programas Educacionais e Sociais Análise Fatorial Full Information Análise de dados multivariados Desempenho acadêmico Adaptação e validação construção de instrumento de mensuração atuação gerencial elaboração de instrumentos psicológicos diferencial semântico normas teste de inteligência Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica análise fatorial de itens estudos longitudinais COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Intervenção psicológica Teorias de Inteligência Impacto de treinamento provas de seleção Construção de testes Projetos sociais Validade cruzada educação do campo Análise Paralela aprendizagem transtorno do espectro autista Amostragem Testes de inteligência Competências funções executivas Administração Pública Modelos de Equações Estruturais construção de instrumento Análise de viés do item Viés do item Métodos e Medidas em Psicologia Social avaliação neuropsicológica escala reduzida autismo Modelo Lógico análise de componentes principais Psychometric Theory Avaliação cognitiva Independência dos parâmetros dos itens empresas juniores Bateria K-2 Prova de matemática Produção científica de todas as áreas Análise psicométrica dos itens ensino superior Mapa temporal cognitivo Avaliação do professor pelo aluno Computerized Adaptive Testing (CAT) Validade de questionários seleção Estresse financeiro Análise escalar de Mokken Teoria de dificuldade do item Avaliação do professor universtário suporte social Análise de mensurações repetidas Estudantes de medicina Invariância dos parâmetros Delineamento com mensurações repetidas Competências gerenciais Análise Clássica de Itens Validade de testes psicológicos para minorias Programa de Avaliação Educacional análise de regressão Teoria Clássica dos Testes Validade dos testes psicológicos estresse ocupacional Estrutura fatorial Estilos parentais validação de modelos Modelagem por Equação Estrutural Questão da causalidade autoeficácia atitudes profissionais Non verbal Intelligence Tests Modelos de Mensuração Análise de itens Análise de dados Pesquisa de avaliação Análise de replicabilidade Avaliação de programas educacionais Análise Fatorial Não Linear Validade Desenvolvimento intelectual Transtornos alimentares survey Avaliação enfrentamento Item Response Theory - IRT movimentos sociais Autoestima Knowledge Structure Theory ENEM modelo estrutural Equipes multiprofissionais dificuldade de aprendizagem Memória de relatos Raciocínio abstrato Estrutura fatorial hierárquica alfa-amilase Dishonest Behavior TDAH memória Educação Superior Diferenças entre as proficiências alunos superdotados Aptidão para dirigir Pedagogia Exclusion of problematic items Prova de Língua Portuguesa Profissiografia PROVA BRASIL Tipos de raciocínio testes de memória Inventário de temperamento solidão aprendizagem contínua cuidadores de idosos deficiência intelectual SAEB/2001 cortisol Validação cruzada Prova de Português Mineração de Texto práticas de psicometria Mineração de Textos Teoria de Comportamento Planejado Crianças immigrantes Uso de computadores WAIS-III perfil cognitivo Relação professor - aluno pacientes oncológicos Item Response Theory ANCOVA Modelos Lineares Hierárquicos Saúde no Trabalho Assumptions of psychometric models Desenvolvimento de testes Testes de Personalidade Pesquisa em Psicologia Diagnóstico Cognitivo Knowledge Space Theory Modelos Lógicos adolescentes psychometric properties modelagem quantitativa Recursos Humanos em Saúde Neuropsicologia Valores Organizacionais Técnica de equalização Crianças com distúrbios do desenvolvimento Bateria de Raciocínio Diferencial exame nacional de cursos dislexia instrumento de triagem Avaliar a unidimensionalidade Efeito Flynn Testes de má especificação Escola eficaz Avaliação de Gestão Participação Política crianças surdas Distúrbios de personalidade Análise de cargo Superstições Inventário Fatorial de Personalidade saúde mental Construção de intrumento equalização competências sócio-emocionais câncer de mama HIV/AIDS CAPITAL CULTURAL Impacto do treinamento no trabalho adoção Educação Médica mestrado profissional Modelos Causais bem-estar subjetivo programas estresse Social Norms Transtornos Neuropsicológicos esquemas cognitivos de personalidade Fidedignidade condições para criatividade revisão de escala linear logistic test model Teacher skills avaliação do professor pelos alunos Censo Escolar itens dicotômicos tratamento de dados ausentes modelos graficos Regras de mensuração abordagem léxica Capacitaçõ gerencial prematuridade Valores Humanos comportamento do consumidor Qualidade de ensino superior estresse, bem-estar subjetivo, modelagem por equaç Efetividade do treinamento Modelo Multinível Produção científica da Universidade de Groningen métodos quantitativos prevenção Avaliação universitária Planejamento Inclusão digital desenvolvimento gerencial modelagem multitraço-multimétodo Instrumentos reduzidos Teoria de Medição Conjunta provas seletivas carreira manejo de estresse Desempenho em português difficulty theory of test items Avaliação em larga escala Simulação Monte Carlo Modelo não-paramétrico de Mokken big five eficácia escolar Índices Fatoriais psicologia cognitiva satisfação com o trabalho depressão Ansiedade Social desempenho em matemática Testes de aptidão para dirigir Dados ausentes traços da personalidade formação de recursos humanos Condições de rapidez Adaptação de testes Raciocínio analógico Habilidades na Matemática Atenção concentrada Satisfação do usuário Teste WAIS-III Teste WISC - III Vestibular da UnB Escala de Clima organizacional Atenção discriminativa Habilidades na linguagem Estudos psicológicos e comportamento organizacion Seleção de itens Solução fatorial hipótese léxica Teoria de causalidade The proficiency levels of the States
CTIT UFMG