Maria Carmen Villela Rosa Tacca http://lattes.cnpq.br/5871457781087655

Última atualização do Lattes: 22.08.2019

Nome de citação: TACCA, M. C. V. R.
aprendizagem relação professor-aluno Ensino-aprendizagem Subjetividade Ação docente AÇÃO PEDAGÓGICA TRABALHO PEDAGÓGICO sujeito e subjetividade psicologia histórico-cultural formação docente Relações Sociais dificuldade de aprendizagem FORMAÇÃO CONTINUADA PRÁTICA DOCENTE Prática pedagógica sentido subjetivo da aprendizagem Professor formação de professores constituição da subjetividade Surdez constituição subjetiva Docência educação inclusão escolar educação infantil Desenvolvimento coordenação pedagógica fracasso escolar Criatividade subjetividade social concepções, valores e crenças imaginação epistemologia qualitativa processo ensino-aprendizagem relação social Estratégia Pedagógica Pesquisa Colaborativa expectativa profissional escolarização aprendizagem desenvolvimeto subjetividade Intervenção pedagógica Escola desenvolvimento humano singularidade na aprendizagem desenvolvimento subjetivo possibilidade de aprendizagem Ensino e aprendizagem REFORÇO ESCOLAR Escola pública diagnóstico conflitos na sala de aula pesquisa em ciências humanas alfabetização relações sociais na escola Complexidade Pensamento Reflexivo processo de aprendizagem Educação Inclusiva Ensino de Ciências Psicopedagogia novas tecnologias educação matemática infância práticas pedagógicas Língua de Sinais Canto produção subjetiva histórias e literatura técnica musical sucesso escolar AUTONOMIA DOCENTE deficiência intelectual pesquisa em educação processo de significação processo comunicativo emoção colaboração discente Intérprete educacional pensamento psíquico superior Sujeito INTERAÇÃO SOCIAL Processo educativo coordenador pedagógico redes de apoio sentido subjetivo aprender e pensar interação professor aluno processos de significaç aluno equipe psicopedagógica brincar sala de aula professores necessidades educacionais dos alunos Diálogo ensino superior Produção de sentidos subjetivos recursos subjetivos TRABALHO COLETIVO Provinha Brasil formação do professor saberes docentes sentidos do aprender estratégias pedagógicas Profissionalidade docente Aprendizagem significativa construção do número trabalho docente processos subjetivos psicologia Organização Memória Educativa ação formativa avaliação do sistema Terapia Ocupacional e educação Narrativas Criança trabalho conjunto concepção de autonomia Orientador educacional processo de significação SABERES PEDAGÓGICOS dificência visual superação vivência pedagógica Aprendizagem Musical Leitura saúde mental Caracterização educação e trabalho Licenciatura prática atual narrativa, imaginação, infância processos de comunicação relação teórico-prático do conhecimento Vygotski transposição didática Pertencimento psicologia social autoctonia docene prática educacional práticas de ensino ASSIMILAÇÃO pesquisa investigativa processo investigativo Investigação da formação docente permanente formação teorias da aprendizagem Lúdico fortalecimento e legitimidade gestão administrativa processo PLANEJAMENTO ESCOLAR pesquisa na escola Escrita educação do campo apoio Acadêmica funcionamento indisciplina na escola Avaliação Discente ensino fundamental universidades Obstáculos histórico-cultural possibilidades e desafios gestão educacional constituição do professor Atividade investigativa docente organização da educação configuração subjetiva comunicação escola e sala de aula aprendizagem matemática linguagem necessidades educacionais especiais Tendências Contemporâneas legitimidade Parceria estratégia pedagógica interventiva Concepciones, creencias y mitos afetividade Teoria da Subjetividade Colaboração docente equipe municipal Fracasso escolar interação professor x aluno Capacitação profissional dimensões subjetivas conceitos científicos Contexto Escolar argumentação leitura-escrita bebê de risco saberes tácitos e explícitos Pedagogia Didática tonalidades emocionais Pesquisa investigação pedagógica inter-relações teorias psicológicas Crianças prematuras educação musical psicologia da educação atividade investigativa indisciplina vida universitária Dificultad de aprendizaje acción docente possibilidade de apredizaje Avaliação de Qualidade intervenção adversidades e desafios sujeitos colaboração jogos no ensino fundamental convivencialidade motivação produção de conhecimento na universidade produção de conhecimento inovação educativa pessoa surda psicologia escolar registros matemáticos representações sociais Ensino especial vida profissional orientação educacional Educação bilíngue apoio à aprendizagem socialização Planejamento Educacional Problemática campo educativo Educação pública processos PRÁTICA ESCOLAR autoctonia docente deficiência auditiva brincar e aprender deficiência prátrica pedagógica pensamento verbal sindrome de Down contextos não formais ação formativa docente competência laboral projeto de pesquisa narrativa infantil Museu Jornal escolar Políticas públicas UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ensino educação precoce encaminhamento e atendimento psicopedagógico
CTIT UFMG