Ricardo Gauche http://lattes.cnpq.br/1360277789257857

Última atualização do Lattes: 14.02.2023

Nomes de citação: GAUCHE, R. / GAUCHE, RICARDO
Mestrado: 22
Doutorado: 4
Pos-Doutorado: 0
Outras: 112
  • Trabalho Técnico (4)+
    • Ano
      2017
      Título
      Oficinas de elaboração e revisão de itens para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudant
    • Ano
      2007
      Título
      Química : catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio : PNLEM/2008 / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer técnico-científico sobre artigo submetido à Revista Ciência e Educação
    • Ano
      2002
      Título
      Programa de Apoio a Projetos Temáticos - Subprograma de Apoio a Núcleos de Estudos sobre Ensino de Ciências e Matemática(chamada 05/2002)
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Roberto Ribeiro da Silva Joice de Aguiar Baptista Gerson de Souza Mól Wildson Luiz Pereira dos Santos Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles Eleandro Adir Philippsen Elizabeth Tunes Patrícia Fernandes Lootens Machado Elias Batista dos Santos Patrícia Tuxi Irene Cristina de Mello GUILHERME NOGUEIRA DIAS Emerson Gomes Cardoso PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA Geraldo A. L. Ferreira Eduardo Felipe Felten Agustina Echeverría Gisele Morisson Feltrini Mauro Luiz Rabelo PATRÍCIA VIRMOND PRATES CORREIA Carlos Torquato de Lima Júnior Claudio Luiz Nobrega Pereira Luciana da Cruz Machado da Silva Heloísa M. M. L. Salles Marta de Oliveira Veloso Pena Wivian Weller Mirian Rejane Magalhães Mendes Eveline Camillo Orlene Lucia de Saboia Carvalho Ânderson Jésus da Silva Lenir Basso Zanon Delzimar Prates Alves Diego Albuquerque da Rocha Wanda Lúcia de Lima Salma Abud Cury Pecly Guimarães SALLES, PAULO Otavio Aloísio Maldaner Karenina Maria Ferreira Porto Monteiro Marco Antônio Domingues de Oliveira Maria Stela da Costa Gondim Daniel Bispo Peixoto MARIA CARMEM TACCA Danielle Gonçalves de Souza Luciana dos S. Lopes Lucas N. Santos Kamila de M. Barbosa Amanda S. de Andrades Bruno C. A. da Costa Adma S. dos S. Boiba GUEDES MARTINEZ, ISABELLA BATISTA DOS SANTOS, ELIAS Kamila B. de Sena Clarice Pinheiro Andrade Viana Izabela da Costa Silva Enilde Leite Faulstich Cássio Costa Laranjeiras Maria Helena da Silva Carneiro Isabel Cristina Prado Barros Fabiana Alves de Carvalho Margot Latt Marinho Filipe A. S. de O. Barros Lays S. de Faria Emanoel J. Eduardo André Gustavo de Araújo Fernantes Robson Alves Fernandes Cavalcante LAURO MORHY Cláudio Ernesto Sebata Helena C. A. de Sá Peterson G. Paim Roseli T. Matsunaga Sandra M. O. Santos Camila Schlüter Vasconcelos Eluiza Peixoto Brasil Vieira M. A. D. Oliveira Elisangela Pariz Roberto Yoshio Riane R. Carvalho Daniel Ribeiro Araújo Larissa R. Marques Jéssica G. Bidinoto Patrícia Neves Raposo Rejane Ferreira Machado Pires Hélder Eterno da Silveira Adriana Mohr Marcelo Giordan Edênia Amaral Eduardo terrazzan Isabel Martins Márlon Herbert Flora Barbosa Soares FELTEN, EDUARDO FELIPE TUXI, PATRÍCIA PHILIPPSEN, ELEANDRO ADIR Isabella Guedes Martínez Guaracira Gouvêa Evandro Ghedin Eduardo Fleury Mortimer Silva,Roberto Ribeiro Ângelo Pereira de Carvalho Mayara Lima dos Reis Zaira Zangrando Cardoso Jone Junior Neres Souza Adriana Helena Teixeira Ivan Ferreira da Costa Marcos Fernandes Sobrinho Ana Paula Pinto Viana Gisele Morisson Feltrini Ana Paula Bispo da Silva Franco Porto Erika Zimmermann Rosana Cipriano Jacinto da Silva Roni Ivan Oliveira Maria Eunice Marcondes Ribeiro SOUZA, PAULO VITOR TEODORO Celeste Azulay Kelman Maria Luiza Gastal
Ensino de Química formação de professores Avaliação Ensino Médio Pesquisa Colaborativa Ensino de Ciências FORMAÇÃO CONTINUADA processo ensino-aprendizagem curriculo Libras Educação de surdos Professor Licenciatura em Química Processo seletivo Interação Universidade-Ensino Básico TIC pesquisa em Ensino de Química experimentação PIBID formação contínua ensino fundamental AVALIAÇÃO FORMATIVA Inclusão coordenação pedagógica formação docente Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Experimentação no Ensino de Química ensino noturno transposição didática Análise de livro didático Modelos Aprendizagem cooperativa Letramento Científico Química e Ambiente codocência Formação continuada de professores Professor de Química Química contextualização Atmosfera abordagem CTS Atividades demonstrativo-investigativas interdisciplinaridade; contextualização; formação sala ambiente autonomia educação de jovens e adultos Integração curricular Educação ambiental mediação Sinais para Física Família Modelagem Materiais de Ensino de Química Ensino de Ciências/Química sala de recursos Planejamento surdos portfolio Ambientes Virtuais de Aprendizagem PNLEM didática das ciências Acessibilidade formação Raciocínio Qualitativo plataforma moodle Modelagem no Ensino de Ciências ALUNOS SURDOS Registro de Aula Comunidade de aprendizagem docente Ensino-Aprendizagem de Química Equilíbrio Químico Ensino de Química e Surdez avaliação do desempenho docente Criação de Sinais Registros de aula Inovação Educacional Técnicos de laboratório Parceria grupos de discussão Autoavaliação Professor de ciências estudantes surdos EDUCAÇÃO BÁSICA Ensino de equilíbrio químico Atendimento Educacional Específico Ensino de Física porta-fólio docente Matriz modelos qualitativos Livro Didático de Química PAS/UnB ENEM Ensino de Química e Inclusão SÉRIES INICIAIS Educação Especial Formação de Professores de Química levantamento bibliográfico estratégia didática dificuldades Trabalho em grupo Inclusão Efetiva e Conceitual QR Code Pesquisa inclusão educacional Alcoolismo Surdez Texto paradidático História da Ciência e ensino de Química projetos de ensino Política Pública Aprendizagem da avaliação Subjetividade Moodle integração PIBID Química-UnB Tutoria Ensino-aprendizagem Eape-DF PNE Avaliação externa undergraduate curriculum Grupo Cooperativo Alfabetização Científica Estratégias Políticas Curriculares Avaliação Institucional Licenciatura tempo Narrativas Docentes Metodologias PROCESSO AVALIATIVO Grupo colaborativo práxis criativa escrita, leitura e diálogo densidade Ensino por temas Protagonismo Docente Automedicação política pública de educação INTERAÇÃO SOCIAL Funções Orgânicas Materiais Homogêneos e Materiais Heterogêneos Matemática, Física e Química Formação continuada do professor organização do trabalho pedagógico trabalhos práticos de Química Regime de Dependência ensino Ensino-Aprendizagem de Química para Surdos AUTONOMIA DOCENTE chemistry teachers professor, atuação, ética educação para o trabalho Material de Ensino Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Didática deficiência visual Desenvolvimento profissional do professor ensino por investigação formação acadêmico-profissional de professores de Formação inicial docente porta-fólio Auto-estima do aluno Professor em início de carreira relação professor-aluno Educação Domiciliar autismo Ensino Supletivo Rótulo de alimentos Educação Química monografia, licenciatura, professor reflexivo autonomia, relato verbal, professor Recuperação paralela Fundamentos de Química Matriz de Planejamento Espectroscopia Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) evening courses extensão universitária Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências regência de minicurso por licenciandos Matriz de Objetos de Avaliação socioeducação epistemologia da prática Física Moderna Formação Contínua de Professores Texto Paradidático Fitoquímica Comunidades de Aprendizagem Atividades de laboratório Unidade Didática Bilíngue Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Planejamento didático-pedagógico Concepções de professores e alunos Síndrome de Asperger Informações nutricionais Química Experimental Natureza da luz Pessoa Intérprete Educacional Constituição da Autonomia do Professor Reestruturação Curricular subjetividade social Experimentação no ensino conceito Intérprete Laser e aplicações
CTIT UFMG