Vera Marisa Pugliese de Castro http://lattes.cnpq.br/0224720066630208

Última atualização do Lattes: 13.01.2023

Nomes de citação: PUGLIESE, Vera / PUGLIESE DE CASTRO, Vera M. / PUGLIESE, V. / PUGLIESE DE CASTRO, V. M. / PUGLIESE DE CASTRO, V. / CASTRO, Vera M. P. de / PUGLIESE - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, VERA
  • Trabalho Técnico (15)+
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Arte e Ensaios - UFRJ
    • Ano
      2019
      Título
      Comitê Científico do XXXIX Colóquio do CBHA: Inquietações e Estratégias da História da Arte
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Modos - UNICAMP
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Brasileira Estudos da Presença. UFRGS
    • Ano
      2017
      Título
      Comitê Científico do 26° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP
    • Ano
      2017
      Título
      Comissão Científica do IV Encontro do Grupo Modos: história da arte em museus
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer ad hoc para Revista Paranoá: Cadernos De Arquitetura E Urbanismo - UnB
    • Ano
      2017
      Título
      parecer ad hoc para Revista Modos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc da Revista Pós do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG
    • Ano
      2016
      Título
      Revisão de Conteúdo para: CHINDLER, D. O Triunfo da Cor. O Pós?Impressionismo: obras primas do Musée d?Orsay e do Musée de l?Orangerie. Caderno Educativo do Programa Centro Cultural Banco do Brasil Educativo Brasília. Rio de Janeiro: Sapoti Projetos Culturais, 2016. 32p.
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc - Revista Ars - ECA/USP ? ISSN: 1678-5320
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer ad hoc da Revista Museologia & Interdisciplinaridade do PPG em Ciências da Informação da Universidade de Brasília
    • Ano
      2014
      Título
      Comissão Científica do II Seminário História da Arte e Museus: arquivos de museus
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer ad hoc do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer ad hoc da Revista Pólemos, na Publicação Semestral do Corpo Discente do Departamento de Filosofia da UnB
Aby Warburg historiografia da arte Georges Didi-Huberman montagem associação Pathosformel Historiografia da Arte no Brasil anacronismo Teoria da Arte arte brasileira contemporânea Henri Matisse Olhar Bené Fonteles Walter Benjamin Nachleben Pathosformeln arte contemporânea Arte Moderna no Brasil sujeito mesa de montagem Bilderatlas Mnemosyne Bienal Internacional de São Paulo Iconografia política Barnett Newman Robert Rauschenberg História da Arte Minimal Art arte no Brasil Carolee Schneemann processo de criação Fotografia selos postais aéreos Antropologia teoria da abstração retorno crítico História da Arte Contemporânea artista teórico Adriana Varejão Monumento Jasper Johns pathos Mathias Grünewald Théodore Géricault formação de museus MODERNISMO BRASILEIRO pinttura Wassily Kandinsky Metodologia do Ensino em História da Arte Erwin Panofsky não-saber da imagem Arte Contemporânea no Brasil Lucio Costa integração da arte e da arquitetura Revista do Patrimônio transtextualidade Metafísica Miguel Rio Branco Georges Disi-Huberman Informal Europeu Tarsila do Amaral gênero Iconografia/Iconologia instituições da História da Arte processo identitário trânsito de modelos iconografia americanista Expressionismo Abstrato abstração MAM/SP Ressignificação de imagens Plotino Arte brasileira Athos Bulcão Historicização da performance ordem do discurso em História da Art metodologia em História da Arte Poesia Visual Poéticas Contemporâneas performance Carl Einstein Victor Brecheret Brasília Musealização da performance apropriação de imagens Johann J. Winckelmann Igreja Nossa Senhora de Fátima-DF acervo de arte História da Arte Antiga Retorno a Aby Warburg Pe. João Alfredo Rohr Ricardo Basbaum Minimalismo pintura de paisagem Iberê Camargo História da Arte no Brasil MASP indianidade imagem dialética Habitus cerâmica tapajônica Imagem Iconologia Nelson Leirner Artur Lescher regime visual Epistemologia Magazine Marie Claire viajantes no Brasil Escultura Africana Modernismo luto afinidades eletivas Ottone Zorlini Fascismo Teoria da Enunciação Arte Povera Historicização da Arte Contemporânea processo poético Leonardo da Vinci estudos clássicos Sigmund Freud Le déjeuner sur l'herbe Arte na Bahia Trânsito de modelos plásticos Instituto Warburg Arte Bizantina princípios classificatórios da História da Arte atlas modelos de tempo mimesis Pintura SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Iconografia Paleocristã flatbed erotismo Imagens Fotográficas produção visual ameríndia no Brasil Passagenwerk Willhelm De Kooning violência Detalhe BARROCO problemas teórico-metodológicos Paul Gauguin Lygia Clark selo Idea vincit Max Beckmann Giulio Paolini Alegoria virada poética Damien Hirst iconologia/formalismo leitura formal de obras de arte Teoria, Crítica e História da Arte Codex Seraphinianus Sobrevivência da Imagem Hilma af Klint Ninfa Gilda de Mello e Souza Cícero Dias Candido Portinari Glênio Lima Ensino da História da Arte poesiavisual Deleuze Nova Objetividade Concretismo no Brasil Neoplasticismo Superdotação corpo animal Expressionismo Alemão Nicolas-Antoine Taunay curadoria antropologia do visual tensão interpretativa Michael Wesely Arte moderna representação Maria Graham Frida Kahlo 8ª Bienal Internacional de São Paulo revisão epistemologica cerâmica ameríndia poesia concreta arqueologia historicização da modernidade Historia da arte medieval Arquitetura selos brasileiros Hélio Oiticica Dobra Otto Dix instalação Waldemar Cordeiro Piet Mondrian Missão Francesa arte latinoamericana exponibilidade do corpo do animal Antropologia Visual Melancolia Crítica de arte Nachleben der Antike Universidade de Brasília genealogia Tensões interpretativas Ernst Bloch Édouard Manet Paisagem Autoficção paradoxo visual Iconografia/iconografia cerâmica marajoara formação em artes visuais não-saber Enciclopédias Brasil dos Viajantes Ritual
CTIT UFMG