Wilsa Maria Ramos http://lattes.cnpq.br/8051093143222873

Última atualização do Lattes: 31.01.2023

Nomes de citação: RAMOS, W. M. / RAMOS, WILSA MARIA
  • Software (2)+
    • Ano
      2001
      Título
      Sistema de Avaliação Diagnóstica
    • Ano
      1998
      Título
      Elaboração do Plano de Carreira para o Magistério
  • Trabalho Técnico (7)+
    • Ano
      2017
      Título
      Elaboração de material didático
    • Ano
      2017
      Título
      Avaliação de projetos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc em 3 trabalhos submetidos a Congresso
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc em trabalhos submetidos a Congresso
    • Ano
      2005
      Título
      Secretaria de Ensino Superior - MEC
    • Ano
      2005
      Título
      Elaboração de materiais didáticos de cursos na modalidade de EAD
    • Ano
      2005
      Título
      Oficinas para elaboração de materiais didáticos
Rute Nogueira de Morais Bicalho Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Lívia Veleda de Sousa e Melo Cintia Ines Boll Maristela Rossato Geane de Jesus Silva Mindé Badauy Larissa Medeiros Janaina Angelina Teixeira Cristiane Faiad Thaisa Ramos de Almeida Therese Hofmann Gatti Silviane Bonaccorsi Barbato Livia Veleda de Sousa e Melo BOLL, CINTIA INES Natália Tatsch Wiesiolek Francisco Antonio Coelho Junior Antonia Celia Barros Lins Bonfim Adolpho Pacheco Filho Mozaniel Mendes Pereira Lima José Vieira de Sousa Igor André Ramos Almeida Alan Rodrigues da Silva Camila MendesTavares Flávia Motoyama Narita Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo Iara Carneiro Tabosa Pena Débora Furtado Gerson André da S. e Silva Stela Martins Teles Roberta Assunção Talita Costa Santos Leticia Lopes Leite Diva Maria M Albuquerque Maciel Luciane Corte Real Maria Umbelina Caiafa Salgado Maria Débora O. Rodriguez ROSSATO, MARISTELA Hebert Rocha de Jesus Bruno Porto Soares Oliveira Alice Miranda Bentes Carmen Silvia Gabriel Ana Laura Brasil Peralta Zélia Miranda Kirlimik Lúcio Flávio Renault de Moraes Lorrana Nunes Sousa Yasmim Cristinne do Amaral Silva Rosana Lia de Souza Ferreira Polliana Teixeira da Silva Maria Umbelina Maria do Socorro Silva de Aragão Ricardo Cortez Lopes Nicole Zaneti Miriam Barbosa Tavares Raposo Ana Paula Carlucci Lucia Helena Cavasin Zaboto Pulino Gerson André da Silva e Silva Ana Marilis Guimarães Rocha Cesar Coll Anna Engel Bruna Karoline Rodrigues Marcello Ferreira Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura Beatriz Fernandes Gomes Da Cruz Bufolo, Ravena Nóbrega Spohr, Maria Julia Bueno Lydia Poleck Maria Antonieta Antunes Cunha Roberto Ribeiro da Silva Arnaldo Vaz André Freire Furtado Nélio Carmo Vincenzo Bizzo João Filocre Saraiva Mirtes Miriam Amorim Maciel Terezinha Azerêdo Rios Vladimir Pinheiro do Nascimento Fernanda Gerhardt de Barcelos Oliveira, Lucas Santos Miranda, Lisa Ferreira de Caio Hélio Nascimento de Andrade Camilla Costa Rodrigues Angelica Guedes Dantas Maria Fernanda Gonzales Londra Abimael de Jesus Barros Costa Julio Maurício González Ruiz Diana Sulma Pardo Ibarra Antonia Célia Bomfim Martha Chenú Leonardo Lazarte Raquel de Almeida Moraes Maria Rosa Ravelli Abreu Lúcio Teles Leila Miryam Guimarães Maria Valéria Jacques de Medeiros da Silva Daniel Rohe Giovani Nóbrega COSTA SANTOS, TALITA Valdir Adilson Steinke Lucas Santos Oliveira Lisa Ferreira de Miranda Maria Julia Bueno Spohr Ravena Nóbrega Bufolo MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ; RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM Eduardo Henrique Olímpio de Gusmão Saulo Rufino de Sá Janio Gustavo Barbosa Fabiana Maria Bezerra Barbosa Cecília Leite Oliveira Alvana Boff Jane Farias Chagas Ferreira Mariana Carolina Rego Mariana Oliveira dos Santos Flávia Silva Neves Polliana Teixeira Silva Jaqueline Marques Beatriz Louzada Guedes Carneiro Fontoura Simone Bordalho Escalante Olga Ennela Bastos Cardoso Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino Clerismar Aparecido Longo Darlene Cruz Mayra Camelo Mariane Cortat de Melo Daniel Magalhães Goulart Tatyana Gouveia Eulálio Shirlei Marly Alves Silvia Hidal Helen Betane Ferreira Pereira Maria do Socorro de Lima Oliveira Jose Dulac Luciana Barizon Luchesi Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda Natasha Fogaça Maria Cristina Albencoa Márcia Abrahão Moura Lígia Carvalho Libâneo Fernando William Cruz Thalita Quatrocchio Liporini Felipe Mattielo Alessandra Menezes dos Santos Serafini Danielle Pereira da Costa Gleidilson Costa Alves Flávio Augusto Mendes Santos Mariana Cortat Clarissa Leite Flores Isabela Machado da Silva Geane de Jesus Silva Zaira da Cunha Melo Varizo Nilza Eigenheer Bertoni Iracema Campos Cusati Maria Cristina C.C. de Azevedo MULLER, DANIEL NEHME AXT, MARGARETE Erica de Aguiar Botelho Mariana Carolina Barbosa Rêgo MONTAGNER, MARIA INEZ FRANÇA, RÔMULO ATAIDES Gabriela Sousa de Melo Mietto Germana Menezes da Nóbrega Ana Júlia Pedreira Jane Faria Chagas-Ferreira
educação a distância Formação continuada de professores Atuação do Tutor Ambiente virtual de aprendizagem Teoria da Subjetividade Educação de adultos Formação continuada em serviço Educação online CULTURA DIGITAL Evasão no ensino superior autonomia Construção de ambientes virtuais de aprendizagem Construção de cursos online MOOC Avaliação de programas de educação a distância desenvolvimento humano evasão em cursos online Recursos humanos QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Competências profissionais estratégias de aprendizagem novas tecnologias da informação e comunicação Psicologia do desenvolvimento humano Políticas públicas educacionais AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Persistência gestão pedagógica Elaboraçâo de materiais impressos Docência Online e-learning organização do trabalho pedagógico aprendizagem e construção do conhecimento políticas de gestão de pessoas compreensão leitora psicologia escolar Gestão de RH em hospitais data mining web Democratização do Acesso Ensino e aprendizagem psicologia da educação Didática da educação online magistério, educação pública, fundamentos da educa psicologia cultural pandemia Avaliação escola do trabalhador Persistência no ensino superior UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL TIC formação docente Administração 1a a 4a série cursos massivos online leitura e compreensão de textos aprendizagem online ensino de artes subjetividade social Inovação tecnológica TDIC permanência psicologia da aprendizagem Políticas públicas Legislação educacional Elaboração do hipertexto WEBQUEST tecnologias digitais da informação e comunicação Educação Superior Ensino superior a distância formação de voluntários Ação docente BNCC epistemologia qualitativa Evasão perfil profissional perfil do usuário da EAD Desenvolvimento profissional licenciaturas na modalidade a distância Qualificação Profissional Estratégias metacognitivas mídias sociais mineração de dados educacionais Tecnologias da Informação e Comunicação novas práticas pedagógicas prestação de serviços comunitários Desenvolvimento humano, infância(s) e cultura Impacto das TIC no ensino e aprendizagem pandemic sala de recursos satisfação no trabalho fórum temático modelo explicativo da evasão Processo seletivo implicações para os adolescentes ensino superior voluntariado Ensino a distância Configuração subjetiva do ensinar e aprender institucionalização da EAD nas IES Instituto Federal Norte de Minas objetivos de aprendizagem multimidias no ensino superior protagonismo juvenil mediação das TIC theory of subjectivity interdisciplinaridade covid-19 Educação em Artes Visuais trabalho em pares gênero Subjetividade interação docente online mídias sociais e impacto na aprendizagem Ensino Remoto protagonismo do estudante Uso das TIC e formação de professores teoria da persistência formação de professores Inclusão Protagonismo dos jovens Ser docente em tempos de Covid-19 Interação estratégias de compreensão leitora usabilidade Ensino híbrido Vulnerabilidade socioeconômica e processos de apr Educação Inclusiva comunidade de aprendizagem internet PRÁTICAS DOCENTES Metodologias padrões de participação ambientes virtuais de aprendizagem customização do Moodle comunicação eletrônica egressos Saúde Narrativas comunidades virtuais de aprendizagem Metodologias ativas estudantes online satisfação do aluno de curso a distância Aprendizagem Mediada Engajamento estudantil ação de aprender democratização do conhecimento Moodle Competências comunicação digital motivação posicionamentos éticos IBL medicina Posicionamento do self ensino de musica Sondiagem Sociologia da moral Sentidos de docência cultura ESCOLHA PROFISSIONAL sujeito que aprende University DTAH habituation. Didática aplicada a matemática disciplina de ateliês a distância clima de sala de aula Identidade do aprendiz Livro digital Educação não formal e educação formal perspectiva histórico cultural Aula de música desenvolvimento humano do adulto competências docente Polos de apoio Didática aplicada a língua portuguesa Transferência Alfabetização para crianças Educação Permanente Atrator acadêmico ecologia de aprendizagem Teoria do desenvolvimento fatores de persistência ciberespaço revisão de literatura Actions of teachers Escola Básica jovens protagonistas Violência de Gênero Vinculos familiares Gestão de equipe Computador disciplina on-line PROEJA resolução consensual de conflitos Personalização da aprendizagem Information and communication technology identidade de aprendiz Learning Community self-perception enunciação estética Política Pública perfil do estudante universitário cultura visual validity metodology of brazilian qualitative epistemology Mediação pedagógica sócio-histórico-cultural Ensino especial psicologia social Multidisciplinaridade tipos de aprendizagem Vivências dos docentes tecnologias digitais Ensino Médio patologização Identidade do jovem Uso das TDICS Metodologia construtiva-interpretativa EJA FNDE llearning process Egressos de cursos a distância Processos comunicacionais na EAD Qualidade do ensino Proposta pedagógica educação da visualidade Avaliação Discente Teoria e prática estratégias de superação profissionais de saúde simplificação Políticas educacionais Pertencimento acadêmico social interatividade ensino remoto emergencial internalization Escola inclusiva constructive-interpretive methodology Surdo Jovens agentes Ensino na saúde representações sociais comparação Brasil e Estados Unidos SNAP - Ferramenta assíncrona mudanças subjetivas mediação Educação emocional Trajetorias trânsito religioso Universidade metodologias es estratégias de ensino uso das TIC no ensino médio Educação Virtual Música e as novas tecnologias Identidade Visual Educação Corporativa Chalenge Estratégias de retomada narrativas transmídias ecologias de aprendizagem desenvolvimento Infantil estratégias de efetividade da aprendizagem online interação e docência online felicidade intersubjetividade ensino fundamental Fórum Rede de serviços Sistema UAB e seus elementos fundantes psicologia das humanidades digitais Interações Sociais na sociedade contemporânea Matrículas e participantes plataforma Moodle tutoria online Eficácia e eficiência psicologia socio cultural Redes e mídias sociais SISTEMA DE COTAS ensino da matemática identidade cidadã educação de jovens e adultos Comunidade Moral Gestão da Educação a Distância Objetos de aprendizagem institucionalização da educação a distância desenho instrucional dinãmicas de si Ensino de Ciências Constituição Identitária Professores de Arte Animês tecnologias e pratica pedagógica Portal do Professor ensino ultrasonografia material didático Comunicação Assíncrona sistema socioeducacional Evolução dos sistema EAD Tecnologias survey de avaliação da satisfação Geração Y Moodle customization cursos online em massa Família ITINERÁRIO FORMATIVO Atuação em Psicologia Escolar planejamento do ensino Planejamento em EAD Oficina para autores de materiais de EAD aprendizagem Projeto Pedagógico para o ensino superior prova processo seletivo Novo regimento Docência criança e adolescente Trilhas de aprendizagem subjective sense novas ecologias REA Mobilidade redes sociais changes Sistema socioeducativo afetividade Ecossistema desenvolvimento subjetivo Games Multiculturalismo Convergência Configuração subjetiva da identidade de aprendiz inclusão educacional Coordenação pedagógica no ensino fundamental Uso do Livro didático Transmidiação Teoria institucional teoria da complexidade SNAPP Pesquisa e investigação Plano Estratégico Community of Practitioners Coronavírus, COVID-19 SUBJECTIVE DEVELOPMENT Online learning ecologia do conhecimento mapeamento população em situação de rua Distance education forum online Uso excessivo das TIC Tecnologia assistiva sentidos subjetivos politicas publicas e desenvolvimento humano uso do quadro digital Assessoria Técnica para a Expansão do Ens. Super. Centro de Educação a Distância Projeto inovador Trajetórias de vida comunicação síncrona cinema social self dialógico Blended learning Imagem avaliação de aprendizagem fases da institucionalização teorias da aprendizagem pacientes de oncologia Jovens e adultos Território Nativos digitais Participação Formação inicial de professores subjetividade individual Cultura Digital. deficiência auditiva atendimento educacional comunicação software de acompanhamento do aluno Aprendizagem Móvel Metodologias de EAD Desafios Educacionais Inovação pedagógica Internet e padrões de comportamento future of education Sentido de presença Gameficação TDAH História de vida scale-of-learners attitude Vícios da internet Equipe Escolar Pós-graduação learning identity trajetórias de aprendizagem Acesso Livre aprendizagem eletrônica formação online ensino da leitura comunidade de práticas sentidos subjetivos da aprendizagem discurso de opressão Qualification. School for Workers Navegabilidade uso excessivo Polos de EaD Refugiados Mangás psicologia clínica curso de licenciatura em artes visuais Criatividade Recursos Educacionais Abertos ebook educação musical experiência estética Institucionalização laboratório de informática na educação Sociograma Curso técnico Psicopedagogia métodos de exposição de conteúdos e avaliação Context of COVID Crisis attitudes perfil de usuário
CTIT UFMG