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SOBRE
Professor
Gabriel Lyra Chaves
http://lattes.cnpq.br/9038793113607193
Última atualização do Lattes: 30.08.2024
Unidade:
Instituto de Artes (IdA)
Departamento:
DEPARTAMENTO DE DESIGN
Nomes de citação:
CHAVES, G. L. / LYRA, G.
Exibir Gráficos
Gráfico de Produção Bibliográfica
Gráfico de Orientações Concluídas
Produção Bibliográfica
Artigos Publicados
(2, 50% com DOI)
+
Demais Tipos de Produção
(8, 0% com DOI)
+
Textos em Jornais ou Revistas
(1, 0% com DOI)
+
Trabalho em Eventos
(16, 0% com DOI)
+
Orientações Concluídas
Mestrado:
0
Doutorado:
0
Pos-Doutorado:
0
Outras:
21
Produção Técnica
Processos ou Técnicas
(2)
+
Ano
2014
Título
Design de Interface - Licenciatura em Artes Visuais (UAB/UNB)
Ano
2014
Título
SERES - Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária
Trabalho Técnico
(3)
+
Ano
2014
Título
ARCA - Banco de Conhecimento
Ano
2011
Título
Festival de Música Candango Cantador - Consultoria em Comunicação Digital
Ano
2011
Título
Tecnologia e Interatividade nas Escolas do Distrito Federal - Consultoria em Estratégias de Jogo e Comunicação Digital
9 Especialidades
Por ordem de relevância
Nome da especialidade
(número de vezes que aparece no Lattes)
Representação da Informação
(8)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Arte e tecnologia
(7)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Tecnologia Educacional
(5)
+
maiores informações sobre esta especialidade
ARTE E TECNOLOGIA
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Processos da Comunicação
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Processos Perceptuais e Cognitivos;...
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Representação da Informação
(2)
+
maiores informações sobre esta especialidade
História da Arte
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Processos da Comunicação
(1)
+
maiores informações sobre esta especialidade
Coautores
Total: 59
Professor da UnB (6)
Externo Identificado no Lattes (9)
Não identificado (44)
Daniela Fávaro Garrossini
Edgar Silveira Franco
Akemi Kawagoe
Darli Pereira Nuza
Bruno Silvano
Robson Torriceli
Luciana Hidemi Santana Nomura
Pablo Petit de Passos Sérvio
Ivone Maria Lyra Chaves
Felipe Lyra Chaves
Leonardo Vasconcelos
Carlos Henrique Araújo
Leda Maria de Barros Guimarães
Cristiane Arakaki
Anelise Witt
Leila Alves Medeiros Ribeiro
Palloma Rodrigues Gomes Santos
Marcus Vinícius Brito
Elba Maria Leite Gomes
Daisy Barbara Borges
Luciene Gomes Lontra
Maria do Carmo de Oliveira
Noeli Batista dos Santos
Mayra C. Rezende Simon
Daniel Simon
José Messias Eiterer
Erondina Barbosa da Silva
Margarida Rodrigues
Pamela Cordeiro Marques Corrêa
Keila Alves da Silva
Michelle Ferreira de Oliveira
Beatriz Melo Franco Nery
Reinaldo de Lima Reis
Alexandre Guimarães
Irene Tourinho
Raimundo Martins
Alice Galvão
Maurício Chades
Christus Menezes da Nobrega
Miguel Eduardo Gutierrez Paredes
Diogo Martins Barros
Mário Fabrício Fleury Rosa
ALVES, Marcelo Macêdo
Marcela Rodrigues Machado
Francisco Sierra Caballero
Francesco Maniglio
Wolney Fernandes de Oliveira
Luis Fernando Hermida Cadena
André Ramos
Iscariote Lopes
Renato Medeiros Cordeiro
Conceicao de Maria Albuquerque Alves
Ariuska Karla Barbosa Amorim
Cleber Cardoso Xavier
Mirella Mileidy Assunção da Luz Castro
Tiago Cruvinel
Jordana Falcão Tavares
Cleomar de Sousa Rocha
Rita Morais de Andrade
296 Palavras Chave
utilizadas pelo professor
narrativa
Ficção Científica
História em quadrinhos
Arte-Educação
artes visuais
Aprendizagem Móvel
deslocamento conceitual
objeto de aprendizagem
CULTURA DIGITAL
Gamificação
gestão de educação
banco de conhecimento
arte generativa
educação
pensamento discursivo
Design
arte
pensamento narrativo
Tutorial
Game design
Visualidade
tecnognose
fotografia
Pedagogia
Projeto
Cultura
Recursos hídricos
COMPLEXIDADE
arte e tecnologia
conhecimento discursivo
narrativa transmidiática
Água
conhecimento narrativo
tecnologia
identidade
Informação
Conhecimento
Cibernética
Gestão do Conhecimento
arte-tecnologia
Italo Calvino
cultura RAM
Estudo e ensino
worldbuilding
Ciberespaço
memória-constelação
ilustração
webcomics
Representatividade
aurora pós-humana
desenvolvimento visual
Flow
cultura ROM
Jogo
design thinking para educadores
Biotecnologia
memória
Generative Art
Serious Game
escola paralela
Acompanhamento pedagógico
impressão
Metadesign
jornada do herói
Linguagem Visual
emergência
redes sociais
Criatividade
estudos culturais
Vídeo-arte
arquétipo
Imaginário
Ativismo
Mulher
Storytelling
Gramática da forma
Colaboração
Metodologia iterativa
Migração
agência
transposição
Estética
escapismo
Princípios do Design
sistemas complexos
intenção projetual
Morte
wicked-problem
linguística generativa
Pós-Modernismo
Modo de endereçamento
Trabalho
Design de Interface
modelagem digital
queer
blue sky
Neuromancer
toolkit
Brasília
expressão visual
baralho
Design Generativo
metodologia
Matemática
design de personagens
Prospecção
educação disruptiva
branding
Gatos
REPRESENTACAO DE CONHECIMENTO
gênero
Ensino formal
vazio existencial
e-imagem
animação 3d
Língua Kokama
Publicidade
criação de personagens
Pandemia
quadrinhos
jogo de estratégia
Mecânica (de jogos)
Aprendizagem
LGBTQIA+
Transdisciplinaridade
MDA
semiótica
User experience
PAPEL
Jogo Digital
cartaz
convergência midiática
Virtual
Impressão 3D
conhecimento explícito
criação de mundo
simbolismo
Propriedade Intelectual
obra de arte
dinheiro de gente preta
panfleto
Poética Alimentar
Novas tecnologias da informação e comunicação
ESG
modelagem 3D orgânica
design da informação
disciplina de Design de Jogos
soft worldbuilding
viés cognitivo
cultura visual
Processos criativos
narrativas híbridas
computação arquetípica
interdisciplinaridade
transposição de conteúdo
Poética
Evolução
hqtrônica
pressões estéticas
Jogos Eletrônicos
vegetais
Análise
Arte Conceitual
Recuperação de Informação
forma
Realidade
Textura Urbana
Ontologia
Jogos
design centrado no humano
investigação
Taxonomia de Bloom
Desenho instrucional
artista
Meio
Redes digitais
filosofia
Narrativas transmídia
viral
capitalismo cognitivo
ficção
Tecnologias Digitais
Conscientização
intersubjetividade
desobediência tecnológica
Sinestesia
Humor
ISBN
planejamento estratégico
ciberdrama
Rotina de trabalho
mídia-educação
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação
livro de artista
gambiarra
Esquizofrenia
iberoamérica
tecnologia aberta
narrativa transmídia
Ensino a distancia
aplicativo mobile
autonomia produtiva
chancelamento
jogar
Cidade
Narrativa Visual
Ma
HQ impressa
Design de Serviço
antotipia
psicologia das formas
Catalogação
Tráfico Negreiro
projeto de produto
comunicologia
Transtornos mentais
Educação Patrimonial
educomunicação
Equipamento de Proteção Individual (EPI)
design de produto
poéticas prospectivas
teorias sistêmicas
projeção mapeada
Autoestima
Equidade racial
Engajamento
comunicação
Jogos Digitais
arte urbana
Língua Portuguesa
Resenha
Covid-19
CNC didática
Discurso
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design espontâneo
Desenho
Recursos Renováveis
identidade visual
Comunicação visual
Animação
linguagem fotográfica
Pintura social
Xilogravura
Carvão
Leitura de imagens
arte cinética
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conhecimento tácito
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Ensino/Aprendizagem
Material de descarte
pigmentos
transformação social
Flusser
escritura
Epistemologia
linguagens intermídia
Fake News
Programacao Visual
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América Latina
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Cultura popular
Sebastião Salgado
Cinema
design de gamificação
Socioambiental
poéticas visuais
heurística
concept design
vazio
Intencionalidade
Design de interação
Manual
educação sexual
ZBrush
fluxo imagético
CTIT UFMG