María del Rosario Tatiana Fernández Méndez http://lattes.cnpq.br/2809713635725046

Última atualização do Lattes: 04.03.2024

Nomes de citação: FERNÁNDEZ, T. / FERNÁNDEZ MÉNDEZ TATIANA / FERNÁNDEZ MÉNDEZ, TATIANA / FERNÁNDEZ, TATIANA / FERNANDEZ, TATIANA
  • Trabalho Técnico (4)+
    • Ano
      2020
      Título
      Imagem: Diálogos e interfaces interdisciplinares
    • Ano
      2011
      Título
      Projeto Político Pedagógico do Projeto Educativo Gente Arteira, Caixa Cultural de Brasília
    • Ano
      2009
      Título
      Lo popular y la estética de la modernidad revisitada: el Graffiti Brasilero. Jóvenes y Desarrollo Humano, Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo Humano PNUD, 2009
    • Ano
      1995
      Título
      Desenho Curricular e Programas da Carreira de Belas Artes. Universidade Santo Tomás. La Paz, Bolívia.
Arte Pintura educação art/educação Educação em Artes Visuais artes visuais cultura visual Educação em cultura visual instalação Educação em Visualidade A/r/tografia Objetos de aprendizagem Pedagogias Culturais História da Arte Desenho Narrativas Arte participante Metodologia do ensino das artes visuais Formação de professores de arte intervenção ARTE EDUCAÇÃO Objetos de Aprendizaje Poéticos Criatividade Teoria da Arte arte/educação em museus Tecnologias na Educação Projetos de Trabalho arte contemporânea mediação em museus Poética Design Virada pedagógica na arte identidade Metodologia de pesquisa baseada na arte Teoria Queer Investigação Baseada em Arte video instalação Performance gênero Virada da visualidade Investigación Basada en las Artes Visualidades Educación en cultura visual Gravura mangá Leitura de imagem Metodologia de pesquisa educacional baseada nas ar Princesas da Disney giro educativo en el arte, Eros pedagógico História do Design Pesquisa educacional Investigação educacional baseada nas artes Tecnologia educação a distância Transpedagogia Feminismo Altas habilidades Educação Inclusiva Giro de la visualidad en la educación Corpos Metodologia de pesquisa baseada nas artes Imagem Projeto pedagógico em arte escultura Pedagogia crítica altas habilidades/superdotação animé Abordagem triangular Fotografia identidade híbrida quotidian Autorretrato formação docente Arte Corporal Metodologia da pesquisa visuality Arte como experiência arte e tecnologia Cartografia autorepresentação grotesca Pedagogia cultural imaginação Arte indígena relações de poder Bricolagem Investigación Educativa Basada en las Artes Direitos culturais Virada Pedagógica Pós-colonialismo memória graffiti História da Arte Educação minoria arte urbana Novas tecnologias na educação Currículo vivo Marginalidade Pedagogia do evento Educação infantil Identidade de fronteira Objeto de arte art education visual culture education Emancipacón del espectador Educación descolonizadora Currere Afrofuturismo socioeducação Paisagem curricular em fluxo Autosabotagem Ch'ixi Educação da Cultura Visual Ensino da cor cultura Pesquisa Viva Ateliê itinerante PRÁTICAS DOCENTES cibercultura mediação experiencia estética Empoderamento Corpo Humano Contravisualidades pedagógico Sistema de ensino em arte Livro de arte Ensino de Artes Visuais histórias de vida Mapas afetivos Arquitetura prisional Intervenção Urbana Teatro do Orpimido Diálogos da educação Instituições culturais Sada de recursos Práticas Decoloniais Empatia cinema Capacitação laboral Descolonização do olhar Rizoma Base Nacional Comum Curricular artes gráficas formação Desenho animado Fayga Ostrower Cultura afro-brasileira gibis Consciência Negra Educação pela experiência Cordel orientação sexual Performance subversiva de gênero Learning Object Educaçao em Artes Visuais na América Latina Estágios Supervisionados fotografia digital mulheres negras Distribuiçao do espaço feminilidades Afetividade Ubumaná educação ambiental Muralismo Recursos didáticos Crítica da arte Filosofia da Educação Inclusão social Ativismo Identitário Espaço intersticial Partilha do sensível Vitalismo queer Linhas de aprendizagem Jogos Serios Arte aborígene Gameficação vulnerabilidade social Estágio docente educação não formal Investigação narrativa Ensino como meio artístico Metodologia de pesquisa baseada em arte Estéticas decoloniales Sistema del arte A/r/tography Eventos artistico pedagógicos Práticas artísticas América Latina Política Contra-colonial intermediação Momento Político Específico Pedagogia cultural de fronteira Arte Popular Comunidade virtual Visita Guiada Decolonial Pratica artística Fenomenologia da percepção Educação indígena Professor propositor Deficientes visuais Prática atelierista Comunidade tradicional Re/ex/istências ancestrais ensino Colagem Educação integradora Pedagogia da autonomia Arte participativa Policia del arte Poietic learning object Culturas híbridas Paradigma estético Medidas socioeducativas Espectador emancipado Educação antirracista pandemia Pedagogia do oprimido cultura audiovisual Estágio supervisionado em artes visuais Interação IMPACTO Ceilândia deficiencia visual e baixa visao Corporalidade antotipia RESSOCIALIZAÇÃO Avatar Uniforme Filosofia da Arte Gimp Cadernos de arte aquarela Jogos poder pedagogico Movimento anarcopunk Gran' Circo Lar Sensitiva docencia em artes visuais Canteiros urbanos Educação em Visualidades descolonizadora bordado Novela educação anarquista; expressão Avaliação em arte Jogos narrativos Presença na teoria da arte Design Grafico Currículo Ateliê de Artes Imagem Fotográfica Ilê Aiyê Imagens de Referência Agência Ensino Remoto Cartaz lambe-lambe Educação Patrimonial Visualidades indígenas Práxis educativa ampliada Zine Cultura Popular DIreitos Humanos ciberespaço Espaço cultural pedagogia libertária; Corporificação do conhecimento Princesas da Disney; Escola de Circo de Meninas e Meninos de Rua do Gra Mediação feminista visualidades queer Estampas tecidos componente curricular em arte Objetos de Aprendizagem Baseados em Arte Artista pesquisador Visual Simón Rodríguez Pictorial turn in education Paisagens adolescentes professor artista Narrativa (Auto)Biográfica Avaliação Mediadora Publicações alternativas registros FORMAÇÃO CONTINUADA PRÁTICA DOCENTE ambiental Sujeito Pixação improvisação Processos fotográficos histórico-alternativos Educação prisional inteligência emocional ilustração Retábulo Desenho Curricular Educação Superior Metodologia de pesquisa Fundamentos da Linguagem Visual Sala de recursos Emancipação Culturas tradicionais Comunidades estéticas Museu Vilã desenvolvimento cognitivo Arte e corpo história em quadrinhos Homo ludens Role Playing Games Sintoma como ausência na teoria da arte Educação de adultos trabalhadores Educação Estética redes sociais Politicas de Educação em Artes Visuais Virada pictórica Plano nacional de educação Desfile em performance Land Art Body Art Processos de Formação Novo Ensino Médio estereótipos de gênero Ambiente Virtual de Apendizagem práticas pedagógicas Escuela desnuda Pedagogical turn in art Educação Artística visão Software Livre Leilão avaliação de educação superior tecnologias digitais conexoes artisticas construção de genero Ator-Criança Abstracao Ensino Fundamental Investigação baseada na prática Double bind Imanência da aprendizagem fanzine
CTIT UFMG