Raquel de Almeida Moraes http://lattes.cnpq.br/1993008183702528

Última atualização do Lattes: 03.09.2024

Nomes de citação: MORAES, Raquel de A / MORAES, Rachel de Almeida / MORAES, Raquel / ALMEIDA MORAES, Raquel / MORAES, R.A. / MORAES, RAQUEL DE ALMEIDA / MORAES, RAQUEL ALMEIDA / MORAES, Rachel Almeida / MORAES, RAQUEL ALMEIDA DE
  • Produto Tecnológico (3)+
    • Ano
      2004
      Título
      Boletim Aula Virtual e Democracia
    • Ano
      2003
      Título
      Observatório Aula Virtual e Democracia
    • Ano
      1999
      Título
      Organização da Educação Brasileira on line
  • Software (2)+
    • Ano
      2007
      Título
      Portal Mundo Acadêmico
    • Ano
      2000
      Título
      PI
  • Trabalho Técnico (6)+
    • Ano
      2021
      Título
      Projeto de extensão MUSEU DA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
    • Ano
      2021
      Título
      Evento de Extensão: A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA CAPITAL FEDERAL E A INFLUÊNCIA DO SEU PENSAMENTO NA MUSEOLOGIA
    • Ano
      2017
      Título
      Documentário histórico sobre Anísio Teixeria
    • Ano
      2017
      Título
      Consultoria Ad hoc À FAP-DF
    • Ano
      2016
      Título
      Consultoria Ad hoc À FAP-DF
    • Ano
      2010
      Título
      Ilan Gur-Ze'ev. Contra Educação Hoje.
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Eva Waisros Pereira Raquel Aparecida de Souza Fábia Magali Santos Vieira Leda Maria Rangearo Fiorentini Gustavo Barreto Alex Santos Bandeira Barra Gustavo Barreto de Campos Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Claudio Julio Tognolli Lino Vaz Moniz Maria Rosa Magalhaes Abreu Elicio Bezerra Pontes Leda M R Fiorentini Fernanda Cruvinhel Pimentel Magalis Bésser Dorneles Schneider Elizabeth Danziato REGO Maria Luiza Pereira ANGELIM Ricardo Neder Ilan Gur-Ze´ev MARIA PAULA VASCONCELOS D ESCRAGNOLLE TAUNAY Amaralina M Souza Odorico Ferreira Cardoso Neto Teresa Kazuco Teruya Nanci Martins de Paula Remi Castioni Lucio França Teles Gilberto Lacerda Santos Wilsa Maria Ramos Ruth Gonçalves de Faria LOPES Rogério de Andrade CÓRDOVA Amaralina Miranda de Souza Carmenísia Jacobina Aires GOMES Lúcia Maria Franca ROCHA Vera Lucia Azevedo Siqueira Romes Heriberto Pires de Araújo Carmenísia Gomes Jacob Ângela Correia Dias Alguimar Serafim Moreira Ricardo Gonçalves da Silva Gilberto Lacerda Dos Santos Rogerio de A Cordova Fernanda Cruvinel PIMENTEL Klívia de Cássia Silva Nunes PAZOS, Valmor Cerqueira Ingrid Dittrich Wiggers Carmenisia J A Gomes Erlando da Silva Rêses Leda Fiorentini Souza, Raquel Aparecida Maria Rosa Magalhaes Newton Ramos de Oliveira Ruth G Farias Lopes Jennifer Carvalho Medeiros ARIANE ABRUNHOSA DA SILVA Elizabethe D R Lima Maria Luiza Angelim Ari Lazzaroti Filho Leonardo Lazarte Maria A Miltão Rodrigues Vilma Aparecida de Souza Ricardo Toledo Neder Maria de Fatima Pereira Maria Rosa de MAGALHÃES Ubirajara José Augusto Ubirajara José Augusto Yasmin W. M. Benjamin Antonio Carlos de Mello Rosa Ingrid Morais Gibbons Priscila Costa Santos Rafael Alberto Vital Pinto .Andréia Mello Lacé Gilberto Lacerda Thiago Francisco Silva Lívia Freitas Fonseca Borges Carlos Alberto Ferreira Lima Brian Rovere Laís Veloso Marinho Ramos Ronald Acioli Silveira Laiane Tavares de Rezende Afira Vianna Ripper Ariane Abrunhosa da Silva COTTA, Diego de Souza KRESS, Renato César da Costa ELHAJJII, Mohammed . Maria Paula Vasconcelos D Escragnolle Taunay Elson M. Silva Larissa M. M. dos Santos Álvaro José Braga ELHAJJII, Mohammed Dayse Magna Santos Moura Maria da Conceição L. Afonso Jennifer de Carvalho Medeiros Cristiane Edna Camboim Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede Maria Rangearo FIORENTINI Natalina Pereira de Souza Natalina Pereira de Souza Joao J C Gondim Mauro Pequeno Patricia Behar Sergio Roberto Kieling Franco Maria Elenita do Nascimento Maria de Fátima Ramos Brandão Raimundo Nonato Melo da Silva Laura Maria Coutinho Freitas K S Katia Alonso Oreste Preti Francisco G de Oliveira Lucia Maria Franca Rocha Valdir Paixão Junior Marlene da Silva Soares Maria José Aviz do Rosário Lívia Diana Rocha Magalhães Carlos Alberto Lopes de Souza Athail Pulino LIZA MARIA S. DE ANDRADE Carmen Silva Batista Maria Luisa Pereira Angelim Judite Primo Vilma Aparecida de Souza Henderson Luis da Silva Débora Furtado Barrera Marco Aurélio Carvalho Marco Silva ANDRADE, Liza Maria Souza Henderson Luis Silva SANTOS, Carlos Henrique Meneses dos José Claudinei Lombardi
Educação à Distância formação de professores educação Democracia UAB Informática na Educação Administração da Educação EAD tecnologia Política educacional Avaliação Gestão democrática Paulo Freire Políticas Públicas Pedagogia Educação online Educação e Novas Tecnologias Interatividade Banco Mundial tutoria Informática Aprendizagem colaborativa em rede INOVAÇÃO Dialogismo Gestão Indústria Cultural Educação e Trabalho Autonomia Trabalho Avaliação Institucional informática educativa Ciberespaço PROINFO novas tecnologias Política de Informática na Educacão Anísio Teixeira Ideologia Ambientes virtuais de aprendizagem mídia Tecnologias da Informação e Comunicação na Educaçã emancipação inclusão digital Gramsci Aprendizagem Informática e Educação formação tecnologias Educação de Jovens e Adultos Cultura Participação Infância, Pedagogia crítica política Teoria Critica Ciência e tecnologia Avaliação e Educação Cibercultura Projeto político-pedagógico Conhecimento Globalização Pedagogia freiriana Institucionalização história Tecnologias na Educação Internet Gestão da educação básica Pedagogia da Alternância linguagem Aprendizagem Tecnologias e EAD Mídias na educação TIC abordagem marxista EJA Jogos Educativos Educação comparada Educação - História Poder pedagogia histórico-crítica Neoliberalismo Análise do discurso Blended learning Educação Física EAD e Democracia Ludicidade Precarização Projeto Eureka Organismos internacionais de financiamento Coordenação Pedagógica Universidade Apendizagem Tecnologias e EAD Evasão cidadania qualidade Educação Virtual e Democracia Alfabetização Tecnologia Educacional Ensino Superior ética formação continuada comunicação Intensificação forum representação Avaliação Emancipatoria Ciência Filosofia e Tecnologias Ciberspaço docência Comunicação on-line ensino-aprendizagem Teorias da Educação planejamento Estudos Comparados em Educação contra-hegemonia PROFORMAÇÃO TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação Teoria do Capital Humano Mídia comunitária EDUCAÇÃO CONTINUADA educação superior Sociedade tecnológica TV Escola mediação pedagógica Educação dialógica Organismos multilaterais Núcleo de Tecnologia Educacional Ciência Tecnologia e Sociedade e-learning Pós-Modernidade financiamento Políticas Formação e EAD formação do professor Estudos CTS Mikail Bakhtin Aprendizagem Colaborativa Escola educação corporativa Educom, Eureka, Gênese Política de Ciência e Tecnologia Gestão democrática no DF Educação e interatividade Politicas Publicas de Educação a Distância Platafaformas de ensino via web representações INTERAÇÃO Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Indústria Cultural e Educação marx Educação Tecnologia e Democracia Educação profissional Anísio Spíndola Teixeira; participação dos pais Letramento Digital projeto político pedagógico TICs Consciência Políticas Educacionais Educação Rural Não violência Trabalho e Educação Tutor IDEB Brasil Gestão de processos educativos biblioteca Pedagogia emancipadora FUNDEF Fluxos de Comunicação Distrito Federal Universidade Caixa Letramento Educação e Comunicação Politica de Informática Ensino de ciências Observatório Cultura do trabalho Educação pela web Formação docente avaliação tecnológica Castoriadis Filosofia da Educação Dermeval Saviani. Andrew Feenberg POLITECNIA McLuhan Plataforma Educacional política pública Séries iniciais Competências organizacionais e individuais Finaciamento da Educação organizações marxismo Universidade Aberta do Brasil pensamento bakhtiniano Seleção e Avaliação por competências Disciplinas on-line Moodle Computadores na Educação Hipertextualidade Alfabetização midiática e informacional Tecnologias na Educação a Distância Interação dialógica Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação materialismo dialético Educação básica Rádio Inovação Educacioal projeto Veredas Pedagogia UAB História Educacional Plano Nacional de Educação Pedagogia a Distância Preconceito Tecnologias Digitais função social Participação dos estudantes Comunidade Escolar educação conectada sáude Educação e Comunidade TEORIAS EDUCACIONAIS Poder midiático e democracia Museu da Educação Racionalidade comunicação interpessoal Monteiro Lobato Cantigas de roda Avaliação Educacional responsabilidade Infraestrutura círculo de cultura digital Acesso Habitus História Brasileira Contemporânea Direitos fundamentais Aprendiz Políticas de Formação Precarização do trabalho docente Arte e educação Michael Moore Aprendizagem participativa Ensino fundamental e médio Estado Sistema Único de Educação NTE Formação de Professores;Gestores Ensino superior de Cuba Discurso Pragmatismo trabalho docente Estado Brasileiro. Comunidade de Aprendizagem Contra-educação idoso Centralismo do poder. Professores Leigos leitura Educação Integral Educação e Estado Políticas de Ações Afirmativas Laptops na Educação Ciência Tecnologia e Educação Estado da Arte Autoritarismo. Política e Educação INTERESSES E ATORES Estágio supervisionado História da Informática no DF. gestão da educação a distância Educação Matemática Educação especial Escola de Gestores Aula Virtual Percepções Produção de conhecimento Institutos Federais Modelo Hibrido Cátedras UNESCO golpe Co-autoria formação profissional Narcisismo capitalismo INOVACOES EDUCACIONAIS. Pesquisa educacional Ensino superior de Brasil Meszaros Memorial Consciência Ambiental Proteção de dados pessoais; Adorno Escola de Frankfurt Sociedade Capitalista. CTS Grandes corporações de informática Dossiê Paulo Freire Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TD Florestan Fernandes Especialização em Coordenação Pedagógica Qualificação politecnica Pensamento bakhtiniano. Nacionalismo e neoliberalismo Epistemologias Tutor a distância Formação emancipatória ilusão EAD no ciberespaço pesquisa social e educacional agência História da Informática Educativa no DF. Práticas pedagógicas Avaliação Formativa desafios PROGESTÃO Educação Inclusiva pós-graduação Pesquisa social Política Educacional de Educação a Distância P & D Artes Contradição Relações de Trabalho Lousa digital Licenciatura Escola pública educação humanista Semiformação Verticalização Tecnologia da Informação e Comunicação PNE BRICS inovação educacional Práticas Pedagogias hegemonicas e contra-hegemonicas Qualidade Total Sociedade Globalizada Pseudo-interatividade Boletim Teorias Pedagógicas e Tecnologias pedagogia crítica e tecnologias Tecnologias da Informação e Comunicação estudos comparados e educação estado do conhecimento PNEGEB Rússia Pedagogia Crítica e transformação Sociedade Pós-moderna Brasília Pensamento Pedagogico Latino Americano Educação e Neoliberalismo Alternativa DENATRAN Estados Unidos Sociedade Informacional consolidação política e pedagógica Universidade pública Museu da Educação do Distrito Federal. Sociedade do Conhecimento Hegemonia Programa Escola Brasil Linguagem narrativa discurso pedagógico Clareza Educação Presencial second life argumentação Horkheimer Pequisa social e educacional Educação e C&T Transporte Utopia educacional Formar-ProInfo EAD emancipatoria Tendências pedagógicas China Projeto Saci hegel Saviani Arquiviologia Democratização das informações Longevidade Ensino de Graduação Ferramenta de Gestão de Estágio Educação vigiada. TELEVISÃO fórum de discussão Massificação X Emancipação SAÚDE ECOSSISTÊMICA Gestão Humanista feminismo PHC Ciberespação UNOPAR intervenções pedagógicas de professores-tutores Ensino Economia do conhecimento inovações educacionais Software livre Economia Solidária REUNI Gestão de processos Foucault Reforma do Ensino Inclusão Comunidade Educação para a sustentabilidade. Efetividade social Materialismo Histórico Dialético DIY Cultura Práticas Educativas problemas brasileiros Novas Tecnologias de Informação, Comunicação e Exp Abordagem Epistemológica Apropriação didática Desescolarização Feminização práxis educação infantil Mais Educação Direito subjetivo Políticas Desenvolvimento social e C&T Leitura na Tela Sucesso e Fracasso Escolar Reprodução educacional Reforma universitária raça Exclusão Galeria de Imagens Programa TV Escola Multimídia Educação On-line Deficiência audiovisual Desenvolvimento cognitivo Mediação apoio Política da Educção eventos Privatização Categorias METODOLOGIA DO ENSINO Disputa epistemológica Historia da Educação a Distância Theoretical reflections História da Educação do Brasil. Abordagem Sociotécnica. Validação de plataformas NTE Samambaia Santa Maria Música alteridade Teoria da Atividade Sotware Livre transparência Educação e Tecnologias Agroecologia Tecnologias solidárias meio ambiente Discursos Comunicação Científica Bakhtin Aprendizado de Lingua Organismos Internacionais Ensino superior do Brasil desmotivação-motivação Teorias do Desenvovlimento Critical Language sociedade de controle Distância FAMÍLIA auto-estima Literatura Brincadeiras processos de alfabetização Frações Recursos didáticos inclusão educacional Weblogs Educativos Programa de Capacitação de Profesores (PROCAP) Reconhecimento Rousseau Escola-Família Autoridade Pedagógica ensino remoto Educação organizacional distance education Educação tecnicista Pedagogias contra-hegemonicas Lógica Dialética Permanencia Perspectiva dos estudantes Realidade Virtual Guia Didático Lista de discussão Mídia e Educação Plataformas educação virtual Educação On line Imediatismo pedagógico EAD fordista e pos fordista Movimentos sociais filosofia História Educação e Política Tecnologias e Educação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Administração Educacional e Emancipação Política de acesso ao ensino superior Reabilitação e Sustentabilidade educação e TICs Teoria Crítica e Educação Escola Família Agrícola filosofia e educação Política de Inforática Plano Estadual de Educação LInguagens e interatividade História e Informática Resilência Ensino médio artesanato História da Informática LIDERES ESTUDANTIS Eureka Formação inicial História e Informática na Educação Educação Distribuída método científico Ação afirmativa Fincanciamento e Educação Unversidade Amílcar Cabral e Paulo Freire Educaçlão Identidade Docente Trabalho de professor Política de formação de professores sociedade digital Políticas e Educação. Experiência de Alfabetização de Adultos em Brasíli Economia LDB ACESSIBILIDADE Telenovela Modelagem por Hiper-Conceito Hipermídia Educacional COORDENADOR PEDAGÓGICO representações sociais : Educação Infantil Sistema Universidade Aberta do Brasil Tecnologia e Educação Educação freireana Teatro Política Educacional Brasileira Cutlura digital Educação e Tecnologia formação de educadores Blog educacional Jornal Nacional Fórum eletronico Facebook capital cultural sociedade, tecnologia e educação Professores. Formação Modelo Hipertextual Unitins Diálogo Informação Comunidade Trabalho e Aprendizagem, CTAR Paradigmas Educação presencial e a Distância Politica Cientifica e Tecnológica Campinas Educação crítica Eventos Científicos e Tecnológicos memória Mulher Habitat Pesquisa Exploratoria Sociedade da informação Sociedade Enade Legislação educação fundamental Formação do Professor-Gestor . Política de acesso ao ensino superior Teorias de aprendizagem Teorias da aprendizagem Plataformas de ensino via web Universidades corporativas web conferencia ensino on line APRENDER subjetividade Classes Multisseriadas Percepção Atividades Lúdicas anos iniciais Universidade Estacio Metodologias ativas Professor da Educação Básica Sociedade do controle redes sociais Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis; tendencias de desenvolvimento Cursos de Especialização a Distância Processo de aprender Museu Pedagógico Psicologia Russa Outro DRU Instituto Federal de Ensino CULTURA DIGITAL Covid-19 Sociedade Científico Tecnológica Pedagogos Historia da EAD Tutors PROUCA EXPANSÃO Bill Gates Projeto Gênese Amilcar Oscar Herrera Educação e Informática no Ensino Superior Tecnocracia Sistema Nacional de Educação. dialética comunicação emancipadora professor-cidadão; Principio Educativo Pensamento Pedagogico Brasileiro Contemporâneo Reflexões Críticas Tecnologia na educação Sociedade pós-industrial Dossier Proninfe CTAR Snowden Faculdade de Educação da UnB pesquisa bibliográfica Periodizaçao Plano de Educação : educação física; Programa Nacional Escola de Gestores Desenvolvimento Programa de Educação Tutorial artes visuais Neotecnicismo pedagogico Educação e campo Desenho Industrial Inclusão social Mitos construção intersubjetiva do conhecimento Dualidade Instrainstitucional Universidade de Brasília Repetência Escola-Parque reforma Política Educacional Contrahegemônica Tecnologia e Inovação Mediação tecnológica Plataformas digitais; ; Plano Nacional de Alfabetização Educação padronizada Agenda 2030/ODS SINAES política de cotas professores Midia On-line
CTIT UFMG