Wilsa Maria Ramos http://lattes.cnpq.br/8051093143222873

Última atualização do Lattes: 26.04.2024

Nomes de citação: RAMOS, W. M. / RAMOS, WILSA MARIA
  • Produto Tecnológico (1)+
    • Ano
      2023
      Título
      Ensino híbrido, EAD e os efeitos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino e na pesquisa na pós- graduação em Psicologia.
  • Software (2)+
    • Ano
      2001
      Título
      Sistema de Avaliação Diagnóstica
    • Ano
      1998
      Título
      Elaboração do Plano de Carreira para o Magistério
  • Trabalho Técnico (7)+
    • Ano
      2017
      Título
      Elaboração de material didático
    • Ano
      2017
      Título
      Avaliação de projetos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc em 3 trabalhos submetidos a Congresso
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc em trabalhos submetidos a Congresso
    • Ano
      2005
      Título
      Secretaria de Ensino Superior - MEC
    • Ano
      2005
      Título
      Elaboração de materiais didáticos de cursos na modalidade de EAD
    • Ano
      2005
      Título
      Oficinas para elaboração de materiais didáticos
Rute Nogueira de Morais Bicalho Lívia Veleda de Sousa e Melo Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Maristela Rossato Cintia Inês Boll Geane de Jesus Silva Larissa Medeiros Mindé Badauy Cristiane Faiad Janaina Angelina Teixeira Therese Hofmann Gatti Leticia Lopes Leite Thaisa Ramos de Almeida Ana Laura Brasil Peralta Silviane Bonaccorsi Barbato Livia Veleda de Sousa e Melo Natália Tatsch Wiesiolek Antonia Celia Barros Lins Bonfim José Vieira de Sousa BOLL, CINTIA INES Adolpho Pacheco Filho Talita Costa Santos Francisco Antonio Coelho Junior Mozaniel Mendes Pereira Lima Carmen Silvia Gabriel Flávia Motoyama Narita Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo Maria Umbelina Gerson André da S. e Silva Zélia Miranda Kirlimik Maria Umbelina Caiafa Salgado Camila MendesTavares Iara Carneiro Tabosa Pena Lúcio Flávio Renault de Moraes Débora Furtado Igor André Ramos Almeida Stela Martins Teles Anna Engel Luciane Corte Real Diva Maria M Albuquerque Maciel Mallu Stephanie de Almeida Nunes Lorrana Nunes Sousa Yasmim Cristinne do Amaral Silva Alice Miranda Bentes Rosana Lia de Souza Ferreira Polliana Teixeira da Silva Bruno Porto Soares Oliveira Hebert Rocha de Jesus Acácia Angeli dos Santos Alan Rodrigues da Silva Bruna Karoline Rodrigues Roberta Assunção ROSSATO, MARISTELA Maria Débora O. Rodriguez Marcus Eugênio Lima Nilza Eigenheer Bertoni Oliveira, Lucas Santos Miranda, Lisa Ferreira de Spohr, Maria Julia Bueno Bufolo, Ravena Nóbrega Ricardo Cortez Lopes Nicole Zaneti Miriam Barbosa Tavares Raposo Ana Paula Carlucci Lucia Helena Cavasin Zaboto Pulino Gerson André da Silva e Silva Ana Marilis Guimarães Rocha Cesar Coll Marcello Ferreira Fernanda Gerhardt de Barcelos Vladimir Pinheiro do Nascimento Raquel Alcantara Iracema Campos Cusati Maria do Socorro Silva de Aragão Lydia Poleck Maria Antonieta Antunes Cunha Roberto Ribeiro da Silva Arnaldo Vaz André Freire Furtado Nélio Carmo Vincenzo Bizzo João Filocre Saraiva Mirtes Miriam Amorim Maciel Terezinha Azerêdo Rios Renata Resende Silva Ferreira Carolina Bauchspiess Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura Beatriz Fernandes Gomes Da Cruz Caio Hélio Nascimento de Andrade Angelica Guedes Dantas Maria Fernanda Gonzales Londra Abimael de Jesus Barros Costa Julio Maurício González Ruiz Diana Sulma Pardo Ibarra Antonia Célia Bomfim Martha Chenú Leonardo Lazarte Raquel de Almeida Moraes Maria Rosa Ravelli Abreu Lúcio Teles Leila Miryam Guimarães Maria Valéria Jacques de Medeiros da Silva Daniel Rohe Giovani Nóbrega Cecília Leite Oliveira Camilla Costa Rodrigues COSTA SANTOS, TALITA Valdir Adilson Steinke Lucas Santos Oliveira Lisa Ferreira de Miranda Maria Julia Bueno Spohr Ravena Nóbrega Bufolo MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ; RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM Eduardo Henrique Olímpio de Gusmão Saulo Rufino de Sá Janio Gustavo Barbosa Fabiana Maria Bezerra Barbosa Alvana Boff Jane Farias Chagas Ferreira Mariana Carolina Rego Clerismar Aparecido Longo Olga Ennela Bastos Cardoso Alessandra Menezes dos Santos Serafini ENGEL, ANNA Simone Bordalho Escalante Jaqueline Marques Márcia Abrahão Moura Helen Betane Ferreira Pereira Maria do Socorro de Lima Oliveira PERALTA, ANA LAURA BRASIL Polliana Teixeira Silva Isabela Machado da Silva Mariane Cortat de Melo Natasha Fogaça Tatyana Gouveia Eulálio Shirlei Marly Alves Jose Dulac Maria Cristina Albencoa Flávia Silva Neves Lígia Carvalho Libâneo Daniel Magalhães Goulart Mariana Oliveira dos Santos Silvia Hidal Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino Gabriela Sousa de Melo Mietto Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda Beatriz Louzada Guedes Carneiro Fontoura Fernando William Cruz Thalita Quatrocchio Liporini Zaira da Cunha Melo Varizo Mayra Camelo Felipe Mattielo Danielle Pereira da Costa Gleidilson Costa Alves Flávio Augusto Mendes Santos Mariana Cortat Clarissa Leite Flores Geane de Jesus Silva Sergio Antônio de Andrade Freitas Teresinha de Jesus Araújo M. Nogueira Maria Cristina C.C. de Azevedo Jane Faria Chagas-Ferreira Erica de Aguiar Botelho Luciana Barizon Luchesi Darlene Cruz AXT, MARGARETE Germana Menezes da Nóbrega MULLER, DANIEL NEHME MONTAGNER, MARIA INEZ Ana Júlia Pedreira FRANÇA, RÔMULO ATAIDES Mariana Carolina Barbosa Rêgo
educação a distância Formação continuada de professores Teoria da Subjetividade Atuação do Tutor Ambiente virtual de aprendizagem Educação de adultos Formação continuada em serviço CULTURA DIGITAL Educação online Desenvolvimento Humano autonomia Evasão no ensino superior Construção de ambientes virtuais de aprendizagem Avaliação de programas de educação a distância Construção de cursos online MOOC psicologia escolar evasão em cursos online estratégias de aprendizagem Recursos humanos Qualidade de vida no Trabalho Políticas públicas educacionais pandemia Competências profissionais Novas tecnologias da informação e comunicação avaliação da aprendizagem Persistência Psicologia do desenvolvimento humano gestão pedagógica Elaboraçâo de materiais impressos epistemologia qualitativa aprendizagem e construção do conhecimento Docência Online pandemic e-learning compreensão leitora organização do trabalho pedagógico Políticas públicas políticas de gestão de pessoas data mining web Persistência no ensino superior subjetividade social Democratização do Acesso Ensino e aprendizagem Tecnologias da Informação e Comunicação comunidade de aprendizagem Avaliação TIC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL psicologia da educação Formação docente Ação docente Gestão de RH em hospitais magistério, educação pública, fundamentos da educa Administração aprendizagem online Psicologia Cultural Ensino híbrido Didática da educação online escola do trabalhador Ensino de Artes Legislação educacional WEBQUEST Permanencia TDIC identidade de aprendiz Estratégias metacognitivas licenciaturas na modalidade a distância Desenvolvimento profissional BNCC perfil profissional perfil do usuário da EAD Educação Superior Subjetividade 1a a 4a série protagonismo do estudante Evasão Elaboração do hipertexto psicologia da aprendizagem Ensino superior a distância inovação tecnológica mineração de dados educacionais mídias sociais formação de voluntários cursos massivos online ação de aprender Qualificação Profissional leitura e compreensão de textos teoria da persistência Inclusão Processo seletivo interação covid-19 tecnologias digitais comunidades virtuais de aprendizagem Egressos comunicação digital satisfação no trabalho objetivos de aprendizagem interdisciplinaridade Engajamento estudantil Aprendizagem Mediada customização do Moodle motivação Educação em Artes Visuais fórum temático Ambientes Virtuais de Aprendizagem desenvolvimento subjetivo Ensino a distância voluntariado usabilidade Ensino Remoto Moodle Uso das TIC e formação de professores Narrativas Metodologias Impacto das TIC no ensino e aprendizagem trabalho em pares formação de professores Ser docente em tempos de Covid-19 Sala de recursos Instituto Federal Norte de Minas Competências interação docente online tecnologias digitais da informação e comunicação democratização do conhecimento multimidias no ensino superior comunicação eletrônica prestação de serviços comunitários theory of subjectivity Sistema de cotas ecologias de aprendizagem Configuração da ação de aprender Inteligência Artificial estudantes online Saúde satisfação do aluno de curso a distância SUBJECTIVE DEVELOPMENT modelo explicativo da evasão Personalização da aprendizagem novas práticas pedagógicas Actions of teachers Educação Inclusiva implicações para os adolescentes padrões de participação Desenvolvimento humano, infância(s) e cultura inovação educacional Metodologias Ativas protagonismo juvenil Constituição Identitária metodologia construtivo-interpretativa institucionalização da EAD nas IES Práticas profissionais Vulnerabilidade socioeconômica e processos de apr Configuração subjetiva do ensinar e aprender internet mídias sociais e impacto na aprendizagem gênero ensino superior PRÁTICAS DOCENTES estratégias de compreensão leitora uso das TIC no ensino médio identidad del aprendiz clima de sala de aula disciplina de ateliês a distância Educação não formal e educação formal narrativas transmídias DTAH Educação Corporativa Educação Virtual Posicionamento do self sujeito que aprende Música e as novas tecnologias cultura Aula de música Formação inicial de professores ecologia de aprendizagem Atrator acadêmico futuro da educação PBL Educação Permanente Alfabetização para crianças validity metodology of brazilian perfil do estudante universitário Política pública Teoria do desenvolvimento fatores de persistência Participação sentidos subjetivos Violência de Gênero jovens protagonistas Escola Básica educación superior mediação das TIC revisão de literatura ciberespaço enunciação estética self-perception Sentidos de docência posicionamentos éticos Sondiagem Experiencias Subjetivas de Aprendizaje vídeos educativos ESCOLHA PROFISSIONAL ensino de musica desenvolvimento humano do adulto Mediação pedagógica Sociologia da moral competências docente qualitative epistemology IBL Information and communication technology Challenges resolução consensual de conflitos PROEJA disciplina on-line Computador Polos de apoio Livro digital Qualidade do ensino Ensino na saúde representações sociais comparação Brasil e Estados Unidos Felicidade dialogismo Sistema UAB e seus elementos fundantes Interações Sociais na sociedade contemporânea Eficácia e eficiência psicologia socio cultural FNDE EJA sócio-histórico-cultural ensino especial psicologia social Constructivismo de Orientación Sociocultural; Multidisciplinaridade Ensino Médio patologização Identidade do jovem Metodologia construtiva-interpretativa desenvolvimento Infantil SNAP - Ferramenta assíncrona habituation. University perspectiva histórico cultural medicina cultura visual Gestão de equipe Vinculos familiares Fatores de riscos Didática aplicada a língua portuguesa Didática aplicada a matemática Identidade do aprendiz Universidade metodologias es estratégias de ensino Identidade Visual Chalenge pós-covid Ecossistemas de aprendizagem Strategies of learning Internacionalização Estratégias de retomada Transferência Basic education trânsito religioso Ensino Remoto Emergencial intersubjetividade interação e docência online estratégias de efetividade da aprendizagem online Egressos de cursos a distância llearning process Pós-graduação em Psicologia Subjetividade social e individual mobilidade internacional Fórum Rede de serviços Trajetorias Educação emocional mediação socio-construtivismo Redes e mídias sociais tutoria online plataforma moodle Matrículas e participantes psicologia das humanidades digitais Uso das TDICS Vivências dos docentes estratégias de superação psicologia cultural-histórico experiências de aprendizagem profissionais de saúde simplificação interatividade internalization constructive-interpretive methodology Jovens agentes educação da visualidade Proposta pedagógica tipos de aprendizagem Processos comunicacionais na EAD surdo Escola inclusiva Pertencimento acadêmico social análise temática Políticas educacionais Teoria e prática Avaliação Discente Learning Community ensino remoto emergencial ERE novas ecologias redes sociais planejamento do ensino Atuação em Psicologia Escolar action of learning Enseñanza Remota de Emergencia ITINERÁRIO FORMATIVO experiência subjetiva socioeducação configuração do AVA Planejamento em EAD Oficina para autores de materiais de EAD sistema socioeducacional autismo Novo regimento prova processo seletivo REA Mobilidade Projeto Pedagógico para o ensino superior aprendizagem família acción de aprender Games survey de avaliação da satisfação Tecnologias Protagonismo dos jovens Estudantes de Pós-Graduação Evolução dos sistema EAD ensino da matemática perfil de usuário Geração y colegio doutoral escola conectada changes Ética nos serviços públicos Sistema socioeducativo Afetividade cursos online em massa Ecossistema Moodle customization EaD uso excessivo ecologia do conhecimento Uso excessivo das TIC Teoria institucional Transmidiação Criança e adolescente Docência Identidad de Aprendiz febre maculosa Uso do Livro didático teoria da complexidade SNAPP forum online Online learning Coronavírus, COVID-19 mapeamento Community of Practitioners Plano Estratégico população em situação de rua Distance education Pesquisa e investigação Coordenação pedagógica no ensino fundamental Material Didático Comunidades de Aprendizagem institucionalização da educação a distância Objetos de aprendizagem Gestão da Educação a Distância Comunidade moral educação de jovens e adultos identidade cidadã subjective sense Desenho instrucional dinãmicas de si Ensino de Ciências ensino ultrasonografia Portal do Professor tecnologias e pratica pedagógica inovação no ensino Animês Professores de Arte Trilhas de aprendizagem aprender fazendo Comunicação Assíncrona Navegabilidade TDAH Aprendizagem Situada trajetórias de vida Projeto inovador Centro de Educação a Distância Assessoria Técnica para a Expansão do Ens. Super. fatores de risco criação do curso uso do quadro digital comunicação síncrona cinema social self dialógico Jovens e adultos pacientes de oncologia teorias da aprendizagem Configuração subjetiva da identidade de aprendiz fases da institucionalização avaliação de aprendizagem Imagem Blended learning politicas publicas e desenvolvimento humano Território Desafios Educacionais Metodologias de EAD Aprendizagem Móvel software de acompanhamento do aluno comunicação atendimento educacional Deficiência auditiva Cultura Digital. inovação pedagógica Internet e padrões de comportamento projetos de pesquisa inclusão educacional Comunicação Não Violenta Nativos digitais Gameficação Tecnologia assistiva Sentido de presença future of education aprendizagem conectada subjetividade individual Qualification. School for Workers Pós-graduação educação fundamental Robotica Práticas educativas Equipe Escolar Vícios da internet scale-of-learners attitude Polos de EaD learning identity trajetórias de aprendizagem Acesso Livre discurso de opressão sentidos subjetivos da aprendizagem comunidade de práticas estratégias meninas infratoras ensino da leitura formação online aprendizagem eletrônica Refugiados attitudes tecnologia educacional educação musical ebook Recursos Educacionais Abertos Criatividade curso de licenciatura em artes visuais psicologia clínica mangas Entornos Personales del Aprendizaje experiencia estética Convergência Context of COVID Crisis métodos de exposição de conteúdos e avaliação Psicopedagogia Curso técnico sociograma laboratório de informática na educação Multiculturalismo Institucionalização História de vida
CTIT UFMG